Na Idade Moderna, com a formação dos Estados Monárquicos, deu-se o fortalecimento do poder absolutista dos reis e o advento dos Estados Nacionais. Nesse período, houve uma intervenção estatal na economia, por meio da política econômica do Mercantilismo.
O Mercantilismo tinha como meta principal o fortalecimento econômico do Estado. O interesse da nascente burguesia européia, naquele momento, era ter um Estado forte para proteger suas práticas comerciais com as armas e barreiras alfandegárias, que facilitassem as exportações de produtos, contribuindo para a acumulação de metais preciosos e a manutenção da produção de alimentos dentro do território nacional. Assim, a política mercantilista estava fundada no metalismo, na balança comercial favorável e no protecionismo alfandegário.
O Estado Absolutista, durante os séculos XV e XVI, intervinha na economia como patrocinador do desenvolvimento comercial. Nesse contexto histórico, constatou-se a participação das primeiras empresas estatais no processo de colonização em curso.
OLIVEIRA, J. R. F. O Estado empresário. O fim de uma era. Revista de Informação Legislativa - Brasília a. 34 n. 134 abr./jun. 1997.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. A política mercantilista configurava uma forma de intervenção estatal visando atingir os interesses da burguesia.
II. O fortalecimento do Estado pela burguesia visava garantir que mais cidadãos tivessem acesso aos bens de consumo produzidos pela nova economia.
III. Entre as principais operações econômicas realizadas no mercantilismo está o comércio e exploração de metais preciosos.
É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
estou fazendo essa atividade também é meio difícil
jessiksintomuito:
oi qual é o seu curso?
Respondido por
2
Resposta:
I E III
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás