Na Idade Moderna, com a formação dos Estados Monárquicos, deu-se o fortalecimento do poder absolutista dos reis e o advento dos Estados Nacionais. Nesse período, houve uma intervenção estatal na economia, por meio da política econômica do Mercantilismo. O Mercantilismo tinha como meta principal o fortalecimento econômico do Estado. O interesse da nascente burguesia européia, naquele momento, era ter um Estado forte para proteger suas práticas comerciais com as armas e barreiras alfandegárias, que facilitassem as exportações de produtos, contribuindo para a acumulação de metais preciosos e a manutenção da produção de alimentos dentro do território nacional. Assim, a política mercantilista estava fundada no metalismo, na balança comercial favorável e no protecionismo alfandegário. O Estado Absolutista, durante os séculos XV e XVI, intervinha na economia como patrocinador do desenvolvimento comercial. Nesse contexto histórico, constatou-se a participação das primeiras empresas estatais no processo de colonização em curso.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. A política mercantilista configurava uma forma de intervenção estatal visando atingir os interesses da burguesia.
II. O fortalecimento do Estado pela burguesia visava garantir que mais cidadãos tivessem acesso aos bens de consumo produzidos pela nova economia.
III. Entre as principais operações econômicas realizadas no mercantilismo está o comércio e exploração de metais preciosos.
É correto o que se afirma em
I apenas
II apenas
I e II
I e III
I , II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
I e III, apenas.
Sobre a política econômica do mercantilismo, temos que a afirmativa correta é a letra d) I e III.
O mercantilismo foi uma política econômica europeia durante o Antigo Regime. Os elementos que caracterizam o mercantilismo envolvem o conjunto de práticas econômicas adotado para incentivar o capitalismo comercial. Apesar de algumas características serem comuns, as ideias não foram homogêneas para todos os países da Europa.
Na Inglaterra era adotado um mercantilismo industrial e agrícola. As principais inovações trazidas ao mercantilismo foram o incentivo à produção manufatureira e a implantação da burguesia industrial. Nos países baixos era adotado o mercantilismo comercial e industrial, a inovação foi a restrição do comércio.
Saiba mais sobre mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/35752961
Espero ter ajudado, bons estudos!