Na Idade Moderna, as reformulações ocorreram nos mais diversos aspectos, incluindo a questão econômica. Os princípios de acúmulo de capitais foram verificados em tal sistemática, conhecida como mercantilismo. Essa foi a política econômica
Escolha uma opção:
a. que negou o intervencionismo estatal e o dirigismo econômico.
b. criada a partir do liberalismo inglês.
c. que desenvolveu apenas o comércio como consequência de uma política de produção autossuficiente.
d. adotada pelos Estados Modernos em sua fase de transição para o capitalismo.
e. que aboliu o metalismo, a balança comercial favorável e o estímulo ao comércio exterior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
É possível distinguir três modelos principais: balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo. Segundo William Holman Hunt, o mercantilismo originou-se no período em que a Europa estava a passar por uma grave escassez de ouro e prata, não tendo, portanto, dinheiro suficiente para atender ao volume crescente do comércio.