Na Idade Média, para o servo, bastava que se tornasse cristão. Canções, poesias, festas e histórias populares auxiliavam a Igreja na divulgação de seus ensinamentos para essa classe social. Os vitrais das Igrejas, com seus desenhos relatando passagens bíblicas, funcionavam como explicações para essa classe que não sabia ler, mas que entendia os desenhos. Apesar de haver uma premissa de educar todos os cristãos sem distinção, para que fossem seguidores da fé, não era isso que acontecia na prática. Com as mulheres também havia um contexto educacional neste período. Assinale a alternativa CORRETA que mostra a educação do final da Idade Média, para as mulheres, das diferentes classes sociais: Escolha uma: a. A educação das mulheres não se diferenciava-se dos homens na medida em que, na sociedade medieval, não havia discriminação de gênero. b. A educação das mulheres no período medieval era caracterizada pela difusão do feminismo, influenciada também pelas obras de Simone de Beauvoir. c. De maneira geral, as mulheres não tinham acesso à educação. As mulheres pobres continuavam analfabetas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação de forma rudimentar, doméstica. As mulheres burguesas, aos poucos, recebiam uma educação secular, desvinculada da religião. d. As mulheres no período medieval estudavam nos mosteiros e abadias com a finalidade de ascenderem na hierarquia da Igreja Católica. e. De maneira geral, as mulheres tinham acesso à educação. As mulheres pobres acessavam as escolas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação similar a dos homens, uma educação filosófica e abrangente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
→ De maneira geral, as mulheres não tinham acesso à educação. As mulheres pobres continuavam analfabetas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação de forma rudimentar, doméstica. As mulheres burguesas, aos poucos, recebiam uma educação secular, desvinculada da religião.
Explicação:
→ Corrigido pelo AVA.
Resposta:
A a p 1 - História da Educação
1)
Assim como o trabalho, a educação está presente desde os momentos iniciais da vida em sociedade. Na medida em que os primeiros homens produziam sua sobrevivência, eles adquiriam novos conhecimentos, novas ferramentas, novos hábitos. Nesse sentido, entende-se a educação como um processo histórico construído pela humanidade e estudar essa história implica no exercício de pensar a educação historicamente. A educação, portanto, possui uma dimensão social específica para os homens.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual a dimensão da educação no processo histórico:
Alternativas:
a)
A educação como processo de adaptação social, condição de estabelecimento de relações sociais. CORRETA
b)
A educação como ato individual.
c)
A educação como resultado de uma atividade escolar.
d)
A educação como atividade exclusivamente familiar.
e)
A educação como atividade de um grupo destacado das sociedades primitivas.
2)
A linguagem e produção cultural das gerações passadas são elementos fundamentais, junto com o trabalho, no processo de constituição do ser social. A educação, portanto, assume um papel importante no processo de produção da vida material e cultural do ser social. Considere as seguintes afirmações sobre a educação nas sociedades primitivas:
I. Nas comunidades primitivas, a educação era parte de toda atividade individual e, portanto, social.
II. Não havia um processo educacional separado das atividades cotidianas de sobrevivência.
III. Nas sociedades primitivas havia espaços próprios de educação, similares às escolas de outras sociedades.
IV. Nas sociedades primitivas, os mais velhos formavam os educadores para cada uma das funções da comunidade.
V. Nas sociedades primitivas não havia uma função específica de educador, todos cumpriam essa função.
Estão corretas as assertivas:
Alternativas:
a)
I, III e IV.
b)
I, II e V. CORRETA
c)
I, II, III e IV.
d)
II, III e V.
e)
III e V.
3)
Em quais sociedades, em função de suas complexas estruturas econômicas e sociais, surgiram as escolas, a invenção da escrita fonética alfabética, destinadas somente às elites, enquanto que os demais setores adquiriam conhecimento apenas em suas famílias?
Alternativas:
a) Nas sociedades primitivas.
b)
Nas sociedades orientais (Egito, China, Mesopotâmia, Hebreus). CORRETA
c) Nas sociedades clássicas na Antiguidade (Grécia e Roma).
d) Nas sociedades medievais.
e) Nas sociedades modernas.
4)
Na Idade Média, para o servo, bastava que se tornasse cristão. Canções, poesias, festas e histórias populares auxiliavam a Igreja na divulgação de seus ensinamentos para essa classe social. Os vitrais das Igrejas, com seus desenhos relatando passagens bíblicas, funcionavam como explicações para essa classe que não sabia ler, mas que entendia os desenhos. Apesar de haver uma premissa de educar todos os cristãos sem distinção, para que fossem seguidores da fé, não era isso que acontecia na prática. Com as mulheres também havia um contexto educacional neste período.
Assinale a alternativa CORRETA que mostra a educação do final da Idade Média, para as mulheres, das diferentes classes sociais:
Alternativas:
a) De maneira geral, as mulheres não tinham acesso à educação. As mulheres pobres continuavam analfabetas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação de forma rudimentar, doméstica. As mulheres burguesas, aos poucos, recebiam uma educação secular, desvinculada da religião. CORRETA.
b) De maneira geral, as mulheres tinham acesso à educação. As mulheres pobres acessavam as escolas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação similar a dos homens, uma educação filosófica e abrangente.
c) A educação das mulheres não se diferenciava-se dos homens na medida em que, na sociedade medieval, não havia discriminação de gênero.
d) A educação das mulheres no período medieval era caracterizada pela difusão do feminismo, influenciada também pelas obras de Simone de B e a u v o i r .
e) As mulheres no período medieval estudavam nos mosteiros e a b a d i a s com a finalidade de ascenderem na hierarquia da Igreja Católica.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA