Filosofia, perguntado por yasmimhelena18, 1 ano atrás

Na Idade Média o entendimento social se volta para a Igreja. Todos os conhecimentos deveriam ser produzidos baseados no teocentrismo (Deus o centro de todas as atenções) Daí as produções serem voltadas para explicações do homem enquanto ser possuidor de fé. Santo Agostinho, por exemplo, em sua obra A Cidade de Deus, achava que entre os homens e a cidade reinava o pecado. Propunham então, normas para que o homem se libertasse do pecado descrevendo a sociedade numa perspectiva:

Em relação à Idade Média é CORRETO afirmar:

Escolha uma:
a. Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão.
b. No Período Medieval Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino trazem à luz reflexões fundamentais para a história do pensamento ateu.
c. Apoiada em sua crescente influência religiosa, a Igreja passou a exercer importante papel político na Grécia Antiga.
d. A Igreja Católica desempenhou a função de órgão supranacional, conciliador das elites dominantes, contornando os problemas da fragmentação política e das rivalidades internas da burguesia feudal.

Soluções para a tarefa

Respondido por remyalissonbpaybgm
15

D, A Igreja tinha plenos gozos políticos entre varias regiões, unificando certos poderes em prol do "bem maior"

Respondido por MayaraVAssis
3

Boa tarde!

Alternativa A

Os filosófos Tomás de Aquino e Santo Agostinho, tentavam conquistar novas "almas" de modo a desenvolver um estudo que envolvesse não só a fé, mas também a razão para atrair aquelas pessoas que não concordavam com a ideia de Teocentrismo e desenvolviam naquele período, um pensamento racional a cerca das questões que envolviam o mundo.

De fato, eles foram grande influenciadores do pensamento em seu tempo, defendo preceitos bíblicos e fundamentando suas explicações.

Perguntas interessantes