Filosofia, perguntado por marcelasouza9495, 10 meses atrás

Na Idade Média, dois importantes momentos devem ser relembrados para enfatizarmos o crescimento da influência católica na Europa: a Reforma Gregoriana e a "Santa" Inquisição. Durante os doze anos de seu papado (1073-1085), Gregório VII realizou profundas mudanças na Igreja. Analise as alternativas no que se refere as mudanças que ocorreram na Igreja.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

As alternativas são:

a. Fortaleceu de duas maneiras: a Doutrina da Transubstanciação garantia exclusividade aos sacerdotes na realização das missas e na absolvição dos pecados. E o sacerdote passa a ter poder para excomungar os heréticos.

b. Fortaleceu e de purificou o clero, garantia exclusividade aos sacerdotes na realização das missas.

c. A purificação do clero ocorreu por meio da instituição do voto do celibato. Sem isso, distanciava os sacerdotes dos leigos, sem mais respeito do povo em relação ao clero.

d. Fortaleceu e purificou o clero. A Doutrina da transubstanciação garantia exclusividade aos sacerdotes na realização das missas e sem absolvição dos pecados.

e. A purificação do clero ocorreu por meio da instituição sem o voto do celibato. Sem isso, distanciava os sacerdotes dos leigos, e mais respeito do povo em relação ao clero.

É correta a alternativa B.

A Doutrina da Transubstanciação nada tem a ver (diretamente) com a exclusividade de que apenas os sacerdotes possam realizar missas, sendo a definição do dogma católico de que Cristo está presente nas missas, e nã apenas simbolicamente, no vinho e no pão.

E apesar de Gregório VII ter realizado a defesa do voto de celibato, tendo colaborado para a sua adoção mais tarde, não foi ele quem o fez (morreu no final do Século XI e o celibato católico foi instituído no século XII).

Respondido por eudaniapereiraeudani
0

Resposta:

letra b fortaleceu e de purificou o clero...

Perguntas interessantes