Na Idade Média, ao contrário da festa oficial, o carnaval era o triunfo de uma espécie de liberação temporária da verdade dominante do regime vigente, da abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios e tabus.
(M. Bakhtin, A cultura popular na Idade Média e no Renascimento, São Paulo, Hucitec Brasília Ed. da UnB, 1987)
Indique o item em que as festas oficiais da Idade Média são caracterizadas de acordo com o que se depreende do texto acima.
Escolha uma:
a. Essas festas tinham por finalidade a consagração da desigualdade; nelas, as distinções hierárquicas destacavam-se intencionalmente.
b. Essas festas opunham-se a toda perpetuação, a toda regulamentação e aperfeiçoamento, apontavam para um ideal utópico.
c. Nessas festas, elaboravam-se formas especiais de comunicação, francas e irrestritas, impregnadas de uma simbologia da alegre relatividade das verdades e autoridades no poder.
d. Contrastando com a excepcional segmentação em estados e corporações da vida diária, essas festividades sustavam a aplicação dos códigos correntes de etiqueta e comportamento.
e. Eram autênticas festas do tempo futuro, das alternâncias e renovações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Na Idade média, as festas tinham como caráter principal a crítica a estruturas de poder. Sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
Toda festa da Idade média, recriava formas de sair do domínio de classes e da escravidão imposta. Nessas festas homens e mulheres, festejavam como se aquele fosse um espaço de lazer, onde podiam expressar suas opiniões e até criticar as autoridades da época, por meio de canções e danças que traziam sátiras.
A alternativa está correta pois diz que nessas festas as pessoas eram francas, não tinham receio de expor suas opiniões, sua forma de se comportar era alegre, e de fato criticavam as autoridades no poder.
Perguntas interessantes