Na Idade Antiga que a ética adquiriu grande valor. E teve início com os três expoentes da época – Sócrates, Platão e Aristóteles. Mesmo não tendo relação direta com o que cada qual dizia, a ética, de modo geral, tratava do bem supremo da vida humana. Sobre as afirmações apresentadas por estes filósofos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Aristóteles afirma que o conhecimento é uma virtude e que ele leva à plenitude e à vida eterna. ( ) Sócrates acreditava que a moral é a arte de preparar o sujeito à felicidade fora da vida terrena. ( ) Aristóteles é o filósofo que fala da felicidade alcançada através da moderação de suas paixões. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - V - F. b) V - F - F. c) V - V - F. d) F - F - V.
Soluções para a tarefa
a resposta correta é F,F,V
1. F. Para Aristóteles, a eudaimonia (felicidade) é uma virtude e que ele leva à plenitude e à vida eterna.
Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
2. F. Para Sócrates, o que existe é a vida na realidade. O filósofo utilizava da maiêutica (parto das ideias), conversava sobre os temas mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.
Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
3. V. Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecido e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3089784