Pedagogia, perguntado por lh30, 1 ano atrás

Na história do pensamento ocidental, o período Patrístico é característico de importantes contribuições não somente para o avanço teológico cristão, mas também para outras áreas do conhecimento e setores da sociedade. Isso porque, nesse período, os movimentos intelectuais vinculados à Igreja Cristã refletiam diretamente nas sociedades em que a religião cristã era predominante. Sobre a Patrística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Por Patrística é compreendida a teologia cristã, surgida após o desenvolvimento da Escolástica, no Ocidente, por volta do século XI, e continuou influente até o final da Idade Média, por volta do século XV.
( ) Nesse período, com o Concílio de Niceia, no qual se teve o credo dos apóstolos, o cristianismo se torna doutrina oficial do Império e certas questões teológicas, como a definição das doutrinas cristãs, ganham não somente um cunho religioso, mas também uma aplicação social e política.
( ) A Patrística, enquanto movimento intelectual, foi fecunda em diversos sábios que buscaram aliar o conhecimento advindo com a filosofia grega de Aristóteles aos ditames da fé.
( ) A principal obra de Agostinho de Hipona, expoente desse período, sobre a educação foi o De Magistrum, um diálogo do autor com um discípulo, no qual aponta sua visão de educação, onde havia a necessidade de uma iluminação divina para que o processo educativo pudesse ser desencadeado.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
69

I é falsa. A Patrística foi anterior ao período da Escolástica, tendo perdido influência por volta do Século IX.

II é verdadeira. A Patrística é, sobretudo, uma espécie de fundamentação da Fé. Ela é a base de muito daquilo que concebemos hoje como fundamentação da Teologia.

III é falsa. Os pensadores da Patrística apontavam os gregos como herege, e tentavam mostrar o acerto da Fé, como algo melhor que a Razão.

IV é verdadeira, sendo Agostinho - que foi beatificado - o maior expoente filosófico desta escola, e o organizador das próprias bases do credo católico.

Respondido por elainecruzmuller
26

Resposta:

1  falso 2 verdadeiro 3 falso 4 verdadeiro

Explicação:

como a definição das doutrinas cristãs, ganham não somente um cunho religioso, mas também uma aplicação social e política.

Perguntas interessantes