Na história de resistência cultural pelo teatro, NÃO é correto o que se afirma em:
a. A Companhia Teatro de Arena se consagrou como espaço inovador e palco para autores nacionais, a partir de 1958, com a peça “Eles não usam black tie”.
b. Em março de 1971, Augusto Boal foi preso e submetido a torturas.
c. Antes do golpe de 1964, o teatro brasileiro não tinha qualquer preocupação em colocar em cena os problemas da sociedade brasileira.
d. A peça “Bailei na Curva” promove uma avaliação da história do Brasil, desde 1964, adotando a perspectiva dos jovens nascidos na década de 1960.
e. O grupo norte-americano Living Theatre instalou-se, em 1971, em Ouro Preto – MG, mas teve seus atores brasileiros presos e os estrangeiros expulsos do país, após o início dos preparativos para a encenação da peça “O Legado de Caim”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fundado nos anos 1950, torna-se o mais ativo disseminador da dramaturgia nacional que domina os palcos nos anos 1960, aglutinando expressivo contingente de artistas comprometidos com o teatro político e social.
A primeira referência brasileira a um teatro em forma de arena surge numa comunicação de Décio de Almeida Prado, professor da Escola de Arte Dramática - EAD, em conjunto com seus alunos Geraldo Mateus e José Renato no 1º Congresso Brasileiro de Teatro, realizado no Rio de Janeiro em 1951, destacando o possível barateamento da produção teatral. No mesmo ano, essas idéias são postas em prática na montagem de José Renato, para O Demorado Adeus, de Tennessee Williams, ainda no âmbito da EAD.
A fundação da companhia Teatro de Arena ocorre em 1953, com a estréia, nos salões do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, de Esta Noite É Nossa, de Stafford Dickens. Integram o grupo, entre outros, José Renato, Geraldo Mateus, Henrique Becker, Sergio Britto, Renata Blaunstein e Monah Delacy.
Ainda em 1953, produz-se um repertório, que inclui O Demorado Adeus, de Tennessee Williams, e Uma Mulher e Três Palhaços, de Marcel Achard, ambas sob direção de José Renato; além de Judas em Sábado de Aleluia, de Martins Pena, com direção de Sergio Britto, em 1954. As apresentações ocorrem em clubes, fábricas e salões. No final do ano é apresentada à imprensa a sala, situada na Rua Teodoro Baima, onde será instalado o Teatro de Arena.
Explicação:
Resposta: C
Explicação:
Antes do golpe de 1964, o teatro brasileiro não tinha qualquer preocupação em colocar em cena os problemas da sociedade brasileira.