Na história da Pedagogia, nos reportamos ao período do domínio da Igreja, no qual sua regra era o apego aos aspectos morais e não ao intelecto do homem. É interessante ressaltar que, neste período, os primeiros pedagogistas e educadores eram padres e, dentre eles, encontramos Santo Agostinho (354-430), que foi o maior dos padres da Igreja e um dos pensadores mais importantes de todos os tempos. Ele deixou diversos escritos, dentre eles a obra De Magistro, escrita em 389. Sobre essa obra, analise as sentenças a seguir: I- Retrata um diálogo entre ele e seu filho Adeodato. II- Dá coordenadas sobre uma educação mais humana. III- Evidencia assuntos relativos à gramática e à formação culta. IV- Retrata pensamentos políticos e das artes cênicas. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças III e IV estão corretas. b) As sentenças I, III e IV estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
A obra De Magistro, de Agostinho de Hipona, conhecido também por Santo Agostinho, é um texto que pode ser classificado como um tratado pedagógico.
O conteúdo do livro é constituído por meio de um colóquio, onde o pai, Agostinho, explica para Adeodato, seu filho, que só por intermédio da relação direta com o mundo divino é que é possível existir uma relação entre o ser e sua relação com o conhecimento proveniente da luz derivada de Deus.
Podemos dizer, diante disso, que é correto o que se afirma em:
I - Retrata um diálogo entre ele e seu filho Adeodato.
II- Dá coordenadas sobre uma educação mais humana.
III- Evidencia assuntos relativos à gramática e à formação culta.
Não é correto dizer que o livro dá luz a assuntos políticos e de artes cênicas vivenciados por Agostinho, conforme afirma a assertiva IV.
Resposta:
Correta é a letra D I e II corrigida pelo AVA