Na história da pedagogia, a discussão sobre o significado do contexto de aprendizagem levou a ênfase ora a experiências que trazem maior distanciamento da vivencia cotidiana – realizadas em ambientes especiais, simplificados e/ ou com estruturação especialmente planejada para fortalecer o desenvolvimento de certas funções psicológicas e, portanto, maior abstração e formalização, ora as experiências infantis contextualizadas de maior significação na vida pessoal e maior envolvimento emocional. Nessa última direção, hoje ganham força as releituras de propostas como Dewey, Freinet e outros, com base em autores como Vygotsky, para quem as funções psicológicas complexas são formadas em situações culturalmente significativas das quais o elemento afetivo é parte inerente (OLIVEIRA, 2011, p. 229). No contexto discutido pela autora ela apresenta três abordagens metodológicas: as múltiplas linguagens, o jogo e os projetos. Explique com suas palavras o que há de específico em cada uma dessas abordagens de acordo com Oliveira (2011).
- As múltiplas linguagens:
- O jogo:
- Os projetos:
Soluções para a tarefa
Existem múltiplas linguagens no ensino na educação infantil. Elas representam sistemas em que são utilizados novos recursos de aprendizagem.
O jogo pode ser considerado como uma das linguagens. Ele possibilita que aconteça um elo entre a linguagem escrita e os gestos. Por meio de objetivos a criança estabelece símbolos e pode chegar aos seus signos.
O projeto entra nesse sistema de maneira essencial para inserção de brincadeiras, jogos e outros meios, enquanto projeto pedagógico, que não conduza a uma forma tradicional de ensino e desvalorize o brincar.
Espero ter ajudado.
Resposta:
As múltiplas linguagens possibilitam o desenvolvimento integral da criança. Por meio dela , a criança expressa, comunica, organiza, movimenta e imagina, já que as crianças a todo o momento estão fazendo uso da linguagem, tudo é linguagem. Trabalhar as múltiplas linguagens na Educação Infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais. Profere respeito à motricidade infantil, à fala e à oralidade, à representação e à escrita. As situações de aprendizagens propostas na Educação Infantil quando voltadas à consideração das múltiplas linguagens se atêm de forma efetiva das necessidades das crianças, pois elas são a base do desenvolvimento das crianças. Ao mesmo tempo, criam um “mundo” de encantamento, interações, sentimentos, possibilidades e aprendizagens. Não é a educação que tanto almejamos, é a educação de qualidade que tanto almejamos e que pode estar sendo ofertada às crianças que frequentam as escolas de Educação Infantil-creche e pré-escola.
O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões. O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo.
Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. Dessa forma, o brincar e o jogar, na Educação Infantil, devem ser visto como uma estratégia utilizada pelo educador e deve privilegiar o ensino dos conteúdos da realidade, tendo o brincar um lugar de destaque no planejamento pedagógico.
O trabalho por projetos na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro. O projeto de educação infantil é uma forma de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Explicação: