Filosofia, perguntado por vigilanciaambip547q8, 11 meses atrás

Na história da Civilização Ocidental, houve uma dualidade entre a orientação filosófica platônica e aristotélica (maniqueísmo). Enquanto se busca compreender a lógica da natureza para entender o homem (Platão), há, por outro lado, o entendimento da essência humana que dá sentido à natureza (Aristóteles). Onde estaria o foco do saber? Nas coisas (Natureza) ou nas pessoas (Ser Humano)? Na educação, nunca foi diferente, pois temos uma postura fundada em duas lógicas distintas ao falar do aprendizado, da capacidade do ser humano em compreender as leis do universo, as leis naturais. O homem deve obedecer às leis naturais por ser fruto dela, ou não. A consciência e a ciência permitem a capacidade de se impor e gerar as regras, superar a condição de criatura e ser o criador.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
5
Olá,

A filosofia é uma ciência que busca a verdade, e ao mesmo tempo é complexa por questionar qualquer teoria. A dualidade é um fator presente na natureza e no próprio ser humano. Dia e noite, bem e mal. Sempre há um ou mais lados.

Nesse sentido, ambas as visões são válidas e podem produzir bons resultados, desde que executadas de maneira consciente e crítica. O saber acontece somente por meio de uma inteiração entre o homem e a natureza.

A consciência permite ao homem burlar certas leis da natureza. Tal como exemplo, a gravidade. Tecnicamente jamais poderíamos voar, mas a partir do momento em que somos criadores, novas possibilidades surgem. Mas elas apenas são possíveis dentro de um plano físico, dentro da natureza.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes