Na história brasileira originalmente a palavra quilombo referia-se aos espaços apropriados por escravos que fugiam e resistiam à escravidão e a partir dos quais constituam espaços e modos de vida próprios. Atualmente existem diferentes tipos de territorialidades quilombolas no Brasil.
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir.
I- Todos as territorialidades quilombolas possuem a mesma cultura ancestral.
II-Muitas vezes os quilombos eram territórios móveis, pois à medida que tais espaços eram descobertos, buscavam novos locais para viverem.
III- O termo quilombola, expressão usada para terras onde negros oriundos de antigas famílias de escravos ainda vivem atualmente, não tem relação direta somente com as antigas localidades de fugas de escravos do passado.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
III, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
"I" e "II" estão corretas, portanto é a letra "C".
Explicação:
A "I" está correta, pois, as terras quilombolas, tem relação direta, com os negros africanos, que, após fugirem ou serem escravos livres, acabavam, criando novos espaços quilombolas, para, acolher os negros recém chegados, e consequentemente, os quilombos, acabaram, virando pequenos povoados, muitos deles, estão presentes, até hoje.
A "II" está correta, pois, os negros que eram encontrados em quilombos, acabavam, consequentemente, entregando, a posição do povoado, e isso, era muito perigoso, pois, era a chance, para que, os escravos fugidos das propriedades, fossem presos novamente. Muitos quilombos, à medida que eram descobertos, se moviam para outros locais, em razão desta causa.
A "III" está incorreta, pois, como foi afirmado na explicação da "I", as terras quilombolas, tem sim, uma relação direta com os negros africanos, principalmente, com as antigas localidades, de fugas de escravos.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
II - Os quilombos modificavam mesmo de lugar já que estavam em fuga
III - O termo quilombola é sobre descentes de negros que nunca deixaram as terras de seus ancestrais, e ainda vivem sob alguns costumes parecidos.
a I está errada porque não podemos generalizar a cultura deste povo, apesar de todos terem surgido de uma mesma forma, cada um possui um costume diferente. Vou colocar um trecho de material de apoio pra compreender melhor.
"Há diversas territorialidades quilombolas, em condições muito distintas, social e culturalmente, o que nos permite afirmar que se trata de uma multiterritorialidade quilombola no Brasil, pois o que as define são o fato de serem espaços de antigos escravos, mas culturalmente podem ser muito distintos."