Na Grécia Antiga utilizava-se de narrativas para explicar o surgimento e o porquê de determinadas coisas ou situações. Tais narrativas tinham grande aceitabilidade pelo povo grego sendo que estes, pelo menos num primeiro momento, escutavam e aceitavam como verdades incontestáveis”. O texto em questão sintetiza a utilização:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Você está aqui:Mundo Educação Filosofia Filosofia Grega
Filosofia Grega
Publicado por Wigvan Junior Pereira dos Santos
em Filosofia
Compartilhe!
Filosofia Grega
A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram:poesia, religião e condições sociopolíticas.
Costuma-se dividir a Filosofia Grega em quatro períodos:
a) Período pré-socrático – do século VII ao século V a.C. Caracterizado pela investigação acerca da physis e pelo início de uma forma de argumentar e expor as ideias;
b) Período socrático – do final do século V ao século IV a.C. Caracterizado pela investigação centrada no homem, sua atividade política, suas técnicas, sua ética. Também considerado o apogeu da filosofia grega;
c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado. Interessava em fazer a distinção entre aquilo que poderia ser objeto do pensamento filosófico.
d) Período helenístico ou greco-romano – do século III a.C. ao século VI d.C. Engloba o período do Império Romano e dos Padres da Igreja. Trata-se das relações entre o homem, a natureza e Deus.
Perguntas interessantes