Filosofia, perguntado por macieltavares, 1 ano atrás

Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar aos jovens, principalmente a arte da argumentação.

Sobre estes pensadores, considere as assertivas a seguir:

I - Os sofistas eram mestres que viajavam de cidade em cidade e realizavam aparições públicas (discursos) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para ensinar a arte da argumentação.

II - Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.

III - Os sofistas destacaram-se porque estavam preocupados em ajudar voluntariamente os cidadãos a desenvolverem as habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a política.

IV - A retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, mas em demonstrar a efetividade dos argumentos, o que tornava motivo de crítica por resvalar ao uso do discurso para a manipulação.

Estão corretas as afirmações:

Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, II e IV.
c. I, II, III e IV.
d. II e IV.
e. II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
45
Olá, Maciel!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA B.



Os Sofistas eram professores que percorriam as cidades da Grécia Antiga ensinando retórica à quem se interessava mediante o recebimento de pagamento.



Seus ensinamentos possuíam como finalidade básica fazer com que o cidadão grego fosse introduzido na vida política essencial para sua vivência nesta época.



Ensinavam a arte da argumentação sem uma preocupação com o encontro efetivo da verdade, mas apenas para conseguir o refinamento relacionado com as discussões a serem executadas.



Para os sofistas a verdade a ser obtida é relativa dependendo do lugar e do período temporal em que determinada pessoa se encontra.



Algumas características básicas de seu pensamento são as seguintes:



1) Oposição entre natureza e cultura: para os sofistas o maior interesse filosaófico estava relacionado com questões vinculadas ao homem e à natureza sem nenhuma possibilidade de modificação.

Já a cultura, por sua vez, pode ser modificada de acordo com as características de determinado local e com os interesses a serem atendidos.


2) Relativismo: colocavam em dúvida normas e hábitos da vida prática com relação à sua pertinência e legitimidade.


3) Habilidade de argumentação: desenvolviam a habilidade das pessoas em sua vida política conseguirem defender suas ideias convencendo a maioria da assembleia a fazer aquilo que seria interessante sob o aspecto individual.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Respondido por ferreiralimalidiana9
0

Resposta:

letra b

Explicação:

Por que representa aqui por todas as pessoas montagem para escolher umas representativas

Perguntas interessantes