Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Assim, Sócrates se comparava a profissão de:
Escolha uma:
a. Padres.
b. Parteiras.
c. Artesãos.
d. Políticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa A não é necessariamente falsa, mas não é a alternativa correta, pois os conhecimentos de Sócrates nem sempre se limitava a transmitir conhecimentos científicos, tratando de assuntos que fogem dos escopos das ciências naturais, como a metafísica e a ética.
A alternativa B é falsa, pois Sócrates propunha o exercício prático associado à contemplação passiva.
A alternativa C é falsa, pois Sócrates não transmitia seus conhecimentos através de obras escritas, limitando-se a conversar com os seus discípulos e com interlocutores do vulgo.
A alternativa D é a correta, pois praticamente tudo o que sabemos de Sócrates hoje foi realmente escrito por Platão, seu discípulo, e através dele podemos perceber que Sócrates transmitia conhecimentos conversando com as pessoas e debatendo com elas, o que caracteriza um diálogo.
A alternativa E é falsa pois Sócrates, como todo filósofo, colocava-se contra o jeito mítico de produzir conhecimentos sobre o mundo, adotando, em vez disto, o método racional.