Na Grécia Antiga, estudamos o Período Homérico. Como era chamado o poeta que deu nome a esse período ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais fontes históricas sobre a Grécia em seu Período mais antigo são as obras atribuídas a Homero, poeta épico que teria supostamente vivido durante o século VIII a.C. Todavia, tanto a Ilíada quanto a Odisseia consistem em registros de uma longa tradição oral dos gregos, períodos sobre os quais não encontramos muitos outros registros históricos, e, consequentemente, a importância dos dois poemas épicos que abordam a suposta guerra contra os troianos e o retorno de Ulisses (Odisseu) para sua terra após a guerra, torna-se única e extremamente rica.
Foi durante o período homérico que formaram-se os clãs, ou gens, de origem patriarcal, são a origem de uma aristocracia que dominaria as melhores terras, substituindo o período em que gregos dividiam a terra, bem como a produção, de maneira coletiva. A partir deste momento o poder passou a ser exercido por um Basileu, este um patriarca com poderes de caráter político e religioso.
O crescimento e transformação do genos resultaria no conhecemos como Cidades-Estados. Este processo foi resultado do aumento populacional e unificação das várias tribos e ocorreu praticamente ao mesmo tempo em toda a Grécia, tendo estrita relação com a chegada dos dórios.
Explicação: