na Grécia antiga Como eram chamados os grandes pensadores
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Grécia antiga, existia um grupo de pessoas que, diferentemente da maioria da população, não aceitava as explicações religiosas para os fenômenos naturais e sociais. A partir de questionamentos, reflexões e observações, esses pensadores formularam diferentes teorias para explicar esses fenômenos[1].
O pensador Sócrates usava o diálogo para estimular as pessoas a refletir. Conversava com os jovens, fazia perguntas encorajava-os a perguntar. Por meio do questionamento, levou seus discípulos a reconhecer sua própria ignorância e a descobrir por si mesmos a verdade procurada. Dessa maneira, o interlocutor era motivado a pensar de forma ativa, questionando as tradições, os costumes, os valores e as instituições políticas[2].
Platão deu seqüência ao pensamento de Sócrates[3]. Refletiu sobre a vida do homem em sociedade e imaginou como deveria ser o Estado ideal. Comparava o Estado ao corpo humano, dividido em três partes: cabeça, peito e baixo-ventre. A cabeça contém a razão e seu ideal é atingir a sabedoria; por isso corresponderia aos governantes. O peito contém a vontade e deve demonstrar a coragem; corresponderia aos soldados da cidade. No baixo-ventre está o desejo que deve ser controlado: portanto, corresponderia aos trabalhadores. Somente quando as três partes do homem agirem como um todo, o indivíduo será saudável e harmonioso. Da mesma forma, um Estado justo seria aquele em que cada um conhece o seu lugar no todo e os filósofos comandariam a cabeça por meio da razão.
Aristóteles foi aluno de Platão, mas não compartilhou de suas idéias sobre o Estado ideal, observando que o governo não deve ser regido pelos "melhores homens", mas pelas "melhores leis". Interessou-se por diferentes ramos do conhecimento: matemática, astronomia, biologia, física, direito, política, ética, teatro etc. Resumiu o pensamento dos filósofos anteriores, organizando e sistematizando suas idéias. Por sua preocupação em ordenar os conceitos e em demonstrar o conhecimento por meio do raciocínio dedutivo, Aristóteles é considerado o fundador da lógica. Preocupou-se, também, em refletir e discutir sobre a ética e as relações sociais. Poucos pensadores exerceram influência tão duradoura quanto Aristóteles. Suas idéias ainda hoje influenciam o pensamento ocidental
Resumo: (ou não rsrs)
[1] A palavra grega filosofia designa o esforço mental na busca do conhecimento, e os que se dedicam a essa atividade são conhecidos como filósofos.
[2] Os questionamentos de Sócrates desagradaram muito atenienses. Acusado de não acreditar nos deuses e de corromper a juventude, Sócrates foi condenado à morte e envenenado com cicuta, em 399 a.C.
[3] Sócrates não deixou nada escrito. Tudo o que sabemos sobre suas idéias foi escrito por Platão
VOCABULÁRIO:
Filosofia: do grego philein, “amar” e sophia, “sabedoria”; amor à sabedoria.
Raciocínio dedutivo: raciocínio que parte de uma verdade universal para chegar a uma conclusão particular. Exemplo de raciocínio dedutivo: “Todos os animais são mortais. Todos os homens são animais. Logo, todos os homens são mortais”.
Lógica: na tradição aristotélica, ramo da filosofia que trata dos processos intelectuais e das leis idéias que possibilitam chegar ao conhecimento verdadeiro.
Ética: ramo da filosofia que estuda o comportamento e os valores humanos sob o ponto de vista do bem.
Resposta:
Explicação:
Sòcrates; Platão; aristòteles. De Nada.