Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de (a) Palas Atena. (b) Zeus. (c) Deuses de cada cidade. (d) Dionísio e Afrodite. 17 - A batalha de Maratona foi longa e cheia de peripécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota irreparável. Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos encontraram pela frente, até a beira mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos. (Heródoto. História) Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem como os bárbaros, mencionados no texto: a) Guerra do Peloponeso – troianos; b) Guerras Médicas – troianos; c) Guerra do Peloponeso – persas; d) Guerras Médicas – persas; e) Guerras Púnicas – cartagineses. 18 - As cidades-estados, base da organização política que caracterizou o povo grego, … a) mantinham política comum. b) eram politicamente autônomas. c) possuíam princípios religiosos antagônicos. d) possuíam uma organização econômica solidária. e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo. 19 - A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi: a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo; b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas; c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego; d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo; e) uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai. 20 - O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos: a) bizantinos b) hititas c) assírios d) persas e) macedônios
Soluções para a tarefa
16. Alternativa correta: b) Zeus.
Diferente dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, os da Antiguidade aconteciam sempre na mesma cidade: Olímpia, que era considerada sagrada. O local, inicialmente, tinha templos dedicados a Hera e, mais tarde, também a Zeus, a maior divindade da Grécia Antiga.
17. Alternativa correta: d) Guerras Médicas – persas.
A Batalha de Maratona é um dos episódios mais conhecidos das Guerras Médicas – que também contou com outras batalhas conhecidas como a Batalha de Plateia e a Batalha do desfiladeiro das Termópilas. As guerras médicas foram travadas entre os gregos e a Pérsia, do imperador Xerxes.
18. Alternativa correta: b) eram politicamente autônomas.
As cidades-estados gregas eram inteiramente autônomas, ou seja, sem nenhum tipo de vínculo ou cooperação entre si, de modo que nenhuma ocasião poderia mudar essa característica. Mas mesmo sendo tão singulares, tinha o mesmo tipo de religiosidade, a mitologia.
19. Alternativa correta: c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego.
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra interna entre as pólis gregas, em virtude do predomínio ateniense após o fim das Guerras Médicas.
20. Alternativa correta: e) macedônios.
Macedônia deixa de ser uma sociedade pastoril e se lança à conquista dos territórios gregos, com Felipe II e, posteriormente, com seu filho, Alexandre Magno.
Grécia Antiga e os Jogos Olípicos
A resposta correta é a letra “b”. De acordo com historiadores, durante 776 a. C. até 393 d. C., acontecia os Jogos Olimpícos da Antiguidade, evento da Grécia Antiga de cunho atlético, mas também religioso. Nos jogos, era apenas permitido a participação de homens, que realizavam as atividades atléticas em honra a Zeus, o deus mais poderoso entre todos os deuses da mitologia grega.
Há também relatos históricos que afirmam a existênsia de uma outra competição direcionada para mulheres chamada de Heraea, na qual as participantes jogavam em honra a deusa Hera, esposa de Zeus.
Saiba mais sobre Mitologia Grega em: https://brainly.com.br/tarefa/4200294
Conflitos da Antiguidade: Batalha de Maratona
17) A resposta correta é a letra “d”. A batalha de Maratona pertence ao conjunto de conflitos que ocorreram entre gregos e persas nas chamadas Guerras Médicas. Esse conflito bélico ocorreu durante cerca de 50 anos, entre 499 e 449 a. C., devido a disputa sobre o território de Jônia situada na Ásia Menor.
Essa região pertencia a Grécia Antiga, porém sua soberania foi ameaçada com o aumento da expansão persa durante tal época. A guerra teve seu fim com a vitória grega sobre o líder persa Xerxes I.
Saiba mais sobre as Guerra Médicas em: https://brainly.com.br/tarefa/29111792
As cidades-Estados da Grécia Antiga
18) A resposta correta é a letra “b”. Diferentemente da Grécia Moderna, a Grécia Antiga não era constituída por um Estado unificado, mas de uma região composta por diversas cidades-Estados que compartilhavam entre si muitos aspectos culturais, linguistícos e religiosos, um exemplo disso é a própria mitologia grega compostas por diversos deuses e mitos.
Entretanto, mesmo com todas essas semelhanças, em termos políticos, cada cidade era políticamente autônoma e, incluisive, poderiam ter diferenças signifativas em relação ao regime político que seguiam. O melhor exemplo para ilustrar tão divergência é o das cidades de Atenas e Esperta. Essas duas polis foram as prinicipais da Grécia Antiga e cada uma possuía um tipo de governo diferente. Atenas era uma democracia enquanto que Esparta era uma monarquia diárquica.
Saiba mais sobre Atenas e Esparta em: https://brainly.com.br/tarefa/7264890
Conflitos da Antiguidade: Guerra do Peloponeso
19) A resposta correta é a letra “c”. A Guerra do Peloponeso ocorreu devido as grandes tensões entre Esparta e Atenas, especialmente, devido ao aumento da influência desta última cidade-Estado.
As tensões iniciaram durante as Guerras Médicas, realizadas entre 499 e 449 a. C., após Atenas liderar a criação da chamada Confederação de Delos, também conhecida como Liga de Delos, que foi uma liga militar composta por algumas cidades gregas a fim de defender as mesmas dos persas durante as Guerras Médicas.
Entretanto, ao longo do conflito, a Confederação de Delos foi aumento o seu número de cidades-Estados participantes e, para Esparta, isso simbolizou uma ameaça a sua influência na região, posteriormente, desencadeado assim a Guerra do Peloponeso entre a Liga de Delos e a Liga do Peloponeso, a liga de cidade-Estados liderada por Esparta.
Saiba mais sobre a Guerra do Peloponeso em: https://brainly.com.br/tarefa/55105
As Consequências da Guerra do Peloponeso
20) A resposta correta é a letra “e”. A Guerra do Peloponeso foi um conflito bélico entre duas ligas de cidades-Estado gregas: Liga de Delos, liderada por Atenas e com grande poderío naval, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta e conhecida por seu grande exército terrestre.
O conflito durou por quase três décadas e, após o seu término com a vitória da Liga do Peloponeso, prevaleceu o sistema militarista de Esparta sobre as demais polis. Contudo, devido a esse sistema e ao próprio desgaste econômico e humano devido a guerra, a possibilidade de uma união política entre todas as cidades-Estados da Grécia Antiga diminuiu signifativamente, além de ter deixado toda a região muito vulnerável e enfraquecida.
Nesse contexto, os macedônios, liderados por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande, conseguiram conquistar os territórios gregos ao longo do século IV a. C..
Saiba mais sobre a Guerra do Peloponeso em: https://brainly.com.br/tarefa/55105