Na grande área das Ciências Humanas e Sociais, o tema da sociedade das massas é fundamental para a compreensão das ações humanas em uma determinada sociedade, sobretudo a partir do processo de industrialização, modernização e urbanização. A esse respeito, é correto afirmar que:
a) o conceito de sociedade das massas se relaciona à grande diferenciação dos comportamentos dos indivíduos.
b) não há relação entre as grandes populações das metrópoles e as sociedades de massas.
c) sociedade de massas pode ser entendida como a sociedade em que os indivíduos agem de forma manipulada e padronizada.
d) sujeitos autônomos e críticos são estimulados em uma sociedade de massas.
e) a sociedade de massas é uma forma de estruturação social observada em sociedades primitivas.
Soluções para a tarefa
Letra C.
Para Marx, a sociedade de massas era vista como uma consequência do Capitalismo.
Na prática, a sociedade de massas é composta por pessoas que praticam os mesmo hábitos de consumo. Nesta direção, há uma manipulação e padronização dos hábitos de cada indivíduo.
Como exemplo da sociedade de massas, podemos destacar:
uso de aplicativos de mensagens instantâneas (a exemplo do Zap Zap) - praticamente, todas as pessoas ao nosso redor consomem este tipo de serviço (em aplicativo de celular), que exige conexão à internet.
Cuide-se bem!
Resposta:
c) sociedade de massas pode ser entendida como a sociedade em que os indivíduos agem de forma manipulada e padronizada.
Explicação:
O conceito de sociedade de massa, utilizado no meio acadêmico, diz respeito a uma forma de organização social específica e recente. Trata-se da sociedade em que a grande maioria da população está inserida em um processo de produção e de consumo, em larga escala, de bens de consumo e serviços, além de estar em conformidade com determinado modelo de comportamento generalizado – padronizado e esperado. Por isso, a palavra “massa” é utilizada, pois faz alusão àquilo que não tem autonomia de ação, que é manipulado. Sociedade de massas pode ser entendida, então, como a sociedade em que os indivíduos agem de forma semelhante no tocante aos gostos e interesses. As principais características da sociedade de massas são: forma de estruturação social observada em sociedades industriais e imersas no processo de modernização; presença de comportamentos de consumo e produção em massa de bens, de produtos e de serviços; as grandes populações das metrópoles constituem-se como sociedades de massas.