Na genealogia apresentada a seguir, a mulher 4 e o homem 7 são afetados por uma doença autossômica determinada por um par de alelos. As pessoas que são obrigatoriamente heterozigotas estão indicadas por
Soluções para a tarefa
Resposta:
1, 2, 5 e 6
cada um dos genitores dos casais 1x2 e 5×6 devem ter um alelo recessivo, de modo a serem obtidos filhos afetados
As pessoas que são obrigatoriamente heterozigotas são os indivíduos 1, 2, 5 e 6, o que torna correta a alternativa A).
Para resolvermos esse exercício, temos que aprender que em genética, as características que um indivíduo herda provem de um par de genes (ou alelos), sendo que um dos genes veio do seu pai e outro da sua mãe.
Assim, como foi informado que os indivíduos 4 e 7 são afetados pela doença autossômica (isto é, possuem um par de alelos que manifestam a doença no indivíduo), é necessário que um desses alelos tenha vindo do seu pai e outro da sua mãe.
Entretanto, é possível notar que os indivíduos 3 e 4 não manifestam a doença, o que faz com que seus pais, 1 e 2, tenham deixado de herança genética pelo menos um alelo recessivo para a doença, mas, sendo indivíduos sem a doença, apresentam também um alelo dominante.
O mesmo ocorre para o indivíduo 7, onde seus pais 5 e 6 não apresentam a doença, mas 7 apresenta. Assim, podemos dizer também que os indivíduos 5 e 6 apresentam um alelo recessivo para a doença, pois seu filho 7 apresenta a doença, mas, por não apresentarem a doença, possuem um alelo dominante.
Com isso, podemos concluir que as pessoas que são obrigatoriamente heterozigotas são os indivíduos 1, 2, 5 e 6, o que torna correta a alternativa A).
Para aprender mais, acesse
https://brainly.com.br/tarefa/37707496
https://brainly.com.br/tarefa/42511096