Lógica, perguntado por tatianepreis, 1 ano atrás

na garganta se encontra a uvula e amidalas, qual sua importância?

Soluções para a tarefa

Respondido por DanyelTeru
0

Úvula:


A úvula é um pequeno apêndice cônico. Faz parte do palato mole é uma pontinha que sobrou da junção das suas partes. Podemos dizer um acabamento do palato. Ela tem um papel importante na fonação.

Uma das principais funções da úvula é impedir que alimentos entrem como se é comum dizer "pelo buraco errado", ou seja para empedir o engasgo. Ela sinaliza que o alimento está entrando.

Há quem diga que a pequena pele ajuda a evitar infecções, por conduzir o alimento ao caminho certo. Toca-lá pode estimular fortemente o reflexo do vômito.

Amígdala

As amígdalas (tonsilas palatinas) têm como função principal a produção de anticorpos para o combate aos micro-organismos causadores de doenças, agindo, dessa forma, como grandes aliadas do sistema imunológico.

São extremamente ricas em linfócitos (células que atuam na defesa do organismo) e estão localizadas em uma posição estratégica (entre a boca, o nariz e a garganta). Portanto, as amígdalas entram em contato direto com os micro-organismos que invadem o organismo pelo ar ou pelos alimentos.

Ao desenvolver anticorpos para combater micro-organismos específicos, torna o corpo capaz de conseguir se defender rapidamente e crie imunidade caso seja atacado pelo mesmo vírus ou bactéria numa próxima vez. Trata-se de um órgão de defesa de extrema importância no corpo humano, uma das primeiras barreiras de nosso organismo contra agressões do sistema ambiente.​

Por causa da sua localização privilegiada, porém ao mesmo tempo vulnerável, as amígdalas são contaminadas com frequência e inflamações e infecções são bastante comuns, principalmente nas crianças.

Durante muito tempo, acreditava-se que as amígdalas não tinham função no organismo e por isso, os médicos recomendavam a sua retirada por meio de uma cirurgia simples (amigdalectomia).

Hoje, sabendo da função imunológica das nossas tonsilas palatinas, a sua retirada só é recomendada em casos mais graves, quando elas são muito grandes (hiperplasia) e atrapalham a respiração e alimentação, halitose crônica ou infecções bacterianas agudas e muito frequentes.

Perguntas interessantes