Na frase: “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem e, sim, limitados pelas condições materiais e históricas de sua existência” (Silva et al 2016, p. 48). Nesse trecho, o autor se refere a:*
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se refere a sociedade idealizada por Karl Marx.
Nessa perspectiva a sociedade é definida pelo seu modo de organização e produção dessas condições de existência. Até mesmo a cultura, a religião e a política é produto dessas condições. Isso ocorre porque Karl Marx enxerga a sociedade com base na vida econômica.
Foi analisando a sociedade de sua época que ele identificou que a posição social que ocupamos na sociedade está relacionada com os meios de produção. Existem aqueles que detêm os meios de produção (donos de terras, fábricas, máquinas, etc.) e os que vendem sua força de trabalho (os proletários) para sobreviver no sistema de produção. Isso divide a sociedade em classes sociais.
Por isso Marx acusa que o principal meio de dominação de uma classe sobre a outra é a propriedade privada. E ao longo da história a exploração do trabalho está relacionada a ela. Exemplo: as relações entre servos e senhores feudais. O servo, mesmo vivendo certa liberdade, estava preso as terras do senhor para sua própria sobrevivência – e isso marca sua condição servil.
A burguesia se tornou dominante e passou a constituir as regras, as leis e interferir diretamente na condição de vida dos proletários. Ou seja, a vida social tem como objetivo sustentar a vida a modo burguesa, fundamentada na formação do lucro e estruturada na produção de mercadorias; e quem produz essa mercadoria é a classe dominada.
Espero ter ajudado!