NA FRASE "CARLOS ESTÁ DOENTE", TEMOS UM PREDICADO VERBAL, NOMINAL OU VERBO-NOMINAL ? * 2 pontos VERBAL NOMINAL VERBO-NOMINAL Outro: NA ORAÇÃO "OS RAPAZES PEDRO E PAULO FORAM EMBORA" OS SUJEITOS SÃO * 2 pontos PEDRO E PAULO OS RAPAZES PEDRO E PAULO OS RAPAZES Outro: QUAL FRASE ABAIXO POSSUI UM SUJEITO OCULTO: * 2 pontos MERECEMOS VENCER. MATARAM O PROFESSOR. VENDEM-SE CASAS. Outro: EM QUAL ORAÇÃO TEMOS UM PREDICADO VERBO-NOMINAL. * 4 pontos PABLO CHEGOU CANSADO DO SERVIÇO. PABLO CHEGOU DO SERVIÇO. PABLO ESTÁ CANSADO. Outro:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) NA FRASE "CARLOS ESTÁ DOENTE", TEMOS:
UM PREDICADO VERBAL, NOMINAL OU VERBO-NOMINAL?
R) PREDICADO NOMINAL. A palavra mais importante do predicado é O ADJETIVO "DOENTE". Como é um núcleo não verbal, ou seja, um NOME ligado ao sujeito por um VERBO DE LIGAÇÃO (está), é classificado como Predicado Nominal.
2) NA ORAÇÃO "OS RAPAZES PEDRO E PAULO FORAM EMBORA" OS SUJEITOS SÃO:
PEDRO E PAULO
OS RAPAZES PEDRO E PAULO (Como não foi colocada vírgula depois de "rapazes", o SUJEITO É SIMPLES tendo como núcleo a expressão OS RAPAZES. Se houvesse a vírgula, ocorreria SUJEITO COMPOSTO com três núcleos).
OS RAPAZES
3) QUAL FRASE ABAIXO POSSUI UM SUJEITO OCULTO:
MERECEMOS VENCER. (O SUJEITO OCULTO, facilmente identificável, é "NÓS").
MATARAM O PROFESSOR.
VENDEM-SE CASAS.
4) EM QUAL ORAÇÃO TEMOS UM PREDICADO VERBO-NOMINAL?
PABLO CHEGOU CANSADO DO SERVIÇO. (Aqui temos uma situação mista. Ocorrem duas informações importantes: uma, expressa pelo verbo CHEGOU (núcleo verbal); outra, apresentada pelo adjetivo CANSADO (núcleo nominal). Assim, como "CHEGOU CANSADO DO SERVIÇO" tem características simultâneas de predicado verbal e de predicado nominal, é classificado como PREDICADO VERBO-NOMINAL).
PABLO CHEGOU DO SERVIÇO.
PABLO ESTÁ CANSADO