Na frase ''As imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos'', a oração sublinhada pode ser classificada como oração:
A) subjetiva
B) completiva nominal
C) Objetiva indireta
D) Predicativa
E) Objetiva direta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Evellyn, para ser completiva nominal deveria ser precedida por alguma preposição, mas nesse caso não há preposição! Então a alternativa correta é objetiva direta, ... "revelam" o que? ... Exerce função de o.d na oração!
A resposta correta é a letra E (Objetiva direta). “Que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos” é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta, pois ela funciona como um objeto direto da oração principal, respondendo a pergunta: O que “As imagens de satélite revelam?”.
Orações subordinadas dependem da oração principal para fazer sentido
Orações subordinadas substantivas são aquelas que têm a função de substantivo, podendo exercer a função sintática de sujeito, complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), predicativo do sujeito ou complemento nominal.
Elas podem exercer várias funções e, dependendo da função que exercem, são classificadas como:
- Orações Subordinadas Substantivas Subjetivas exercem a função de sujeito da oração principal. Exemplo: É necessário que eles corram. “Que eles corram” é a Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
- Orações Subordinadas Substantivas Objetivas Diretas exercem a função de objeto direto da oração principal. É como deve ser classificada a oração da questão (“Que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos”). Assim, a resposta certa é a letra E (Objetiva direta).
- Orações Subordinadas Substantivas Objetivas Indiretas exercem a função de objeto indireto da oração principal. Exemplo: Ela gosta de que haja silêncio em casa. “De que haja silêncio em casa” é a Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
- Orações Subordinadas Substantivas Completivas Nominais exercem a função de complemento nominal de um termo da oração principal. Exemplo: Tenho certeza de que ele gosta de mim. “De que ele gosta de mim” é uma Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal (ela complementa não um verbo, como no caso das Orações Subordinadas Objetivas Indiretas, mas, sim, um nome, um substantivo: certeza).
- Orações Subordinadas Substantivas Predicativas exercem a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplo: O pior é que perdi a carteira. “Que perdi a carteira” é a Oração Subordinada Substantiva Predicativa.
Veja mais exemplos de Orações Subordinadas Substantivas Objetivas Diretas em: https://brainly.com.br/tarefa/51491592
#SPJ2