Na França, durante a segunda metade do século XVIII, em um ambiente de insatisfações, caricaturas eram uma das formas encontradas para exprimir o descontentamento da maior parte da sociedade com normas e situações consideradas injustas. O clero e a nobreza vivem nas costas do Terceiro Estado, caricatura em litografia do século XVIII, autor desconhecido.
a) Considerando as vestimentas e a posição das personagens, quais são os grupos sociais representados?
b) Identifique na imagem elementos que possibilitem associar o autor da caricatura como simpatizante das causas do Terceiro Estado.
ME AJUDEM PFFF
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) representa os três estados. os dois que estão em cima representam o clero (primeiro estado) e a nobreza (segundo estado) e o personagem que esta carregando os outros representa o terceiro estado (burguesia)
b) ele deixou claro a opinião dele de que o clero e a nobreza vivem nas costas do terceiro estado. a caricatura era uma das formas de expressar o descontentamento da sociedade com normas e situações consideradas injustas .
Resposta:
a) A caricatura faz uma representação dos grupos do Primeiro, do Segundo e do Terceiro Estados às vésperas da Revolução Francesa. O membro do Primeiro Estado é representado por um padre, com vestes escuras, casaco e um crucifixo no peito. O membro do Segundo Estado é representado por um nobre, com vestes luxuosas, chapéu com plumas e uma espada na cintura. O membro do Terceiro Estado é representado por um senhor com vestes mais simples, tendo como apoio um objeto que parece ser uma picareta. Curvado e com fisionomia de cansaço, o Terceiro Estado sustenta sobre suas costas os representantes do Primeiro e do Segundo.
b) A posição do Terceiro Estado ilustra o fato de que esse grupo, com seu trabalho e o pagamento de tributos, praticamente sustentava os demais Estados. Na cena, em um contexto de falta de alimentos, aves e um animal que se assemelha a um coelho alimentam-se. O animal tem chifres, o que pode sinalizar uma crítica aos privilégios do Primeiro e do Segundo Estados, que proibia a caça de animais pelos membros do Terceiro Estado. É possível notar que o membro do Terceiro Estado tem a fisionomia cansada e séria, enquanto os outros personagens mostram-se satisfeitos e confortáveis.