Na foto acima, orientando o pugilista infantil, um corner de luxo: seu avô, único medalhista olímpicobrasileiro no boxe entre 1968 e 2012, e seu pai, ex-treinador de um campeão mundial de pugilismo."Quando o seu adversário vier para cima, bing, bing, bing’", instruía ao neto Servílio de Oliveira, 65 anos,gesticulando como quem dispara jabs [golpes preparatórios de esquerda]. "Toca os jabs para afastá-lo.Toca com jabs".Considerando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.I. A especialização precoce de crianças no esporte não é recomendada, mesmo levando em consideraçãoque a cultura e o histórico familiar podem levar à participação em competições com idades menores.PORQUEII. A especialização precoce promove estresse físico e psicológico, o que pode contribuir para o abandonoda prática e reduz as possibilidades da criança de vivências e experimentações variadas necessárias àconstrução de seu repertório motor e de sua cultura corporal.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
I-Verdadeira. Não é recomendado a especialização precoce das crianças nos esporte, pois precisa levar em conta a cultura e o histórico dessa criança.
Há uma discussão muito grande no esporte sobre o alto rendimento para crianças, já que elas ainda nem vivenciaram uma série de questões e precisam tomar decisões importantes.
II- Verdadeira. Com a especialização precoce no esporte as crianças passam a ter uma cobrança psicológica, o que não faz bem. Passam a ser cobradas para vencer, a ganhar. Deve-se levar em conta que ela ainda é criança, precisa ter uma vivência.
Abraços!
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.