Na Filosofia, podemos considerar que há dois grandes ramos de interpretação do fenômeno mente e cérebro. Essas duas correntes filosóficas influenciaram a constituição da Psicologia como ciência.Uma dessas correntes é o fundamento filosófico das teorias materialistas, como o behaviorismo de Skinner, enquanto a outra embasa as abordagens cognitivistas de modo geral, porém não exclusivamente. Nesse sentido, as ciências cognitivas buscam resolver o problema da relação mente-cérebro por meio dessas duas correntes filosóficas, que são? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Behaviorismo radical e Abordagem centrada na pessoa.
b)
Abordagem conexionista e Cognitivismo.
c)
Monismo e Dualismo.
d)
Processos cognitivos e Linguagem.
e)
Hardware e Software.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
As duas correntes filosófica sobre a estrutura e a natureza da mente que influenciaram a psicologia moderna foram o monismo e o dualismo.
O monismo defendia que a realidade era uma coisa única, de modo que a mente se confundia com a realidade: para Kant, por exemplo, a realidade é a percepção construída pelos esquemas mentais humanos.
Já o dualismo é a defesa de que há duas coisas de naturezas diferentes que coexistem nos seres humanos: a mente, que é responsável pelo exercício racional, e o corpo, que é responsável pelas experiências sensoriais (olfato, paladar, visão, tato e audição).
É correta a alternativa C.
Perguntas interessantes