Na Filosofia ocidental há uma questão vital, a individualidade da existência. Qual o sentido da vida para cada um de nós e todos ao mesmo tempo? Há uma humanidade, mas cada um sente sua vida na particularidade. Nossa existência é um sentimento solitário que se constrói com os demais seres humanos. Amamos, odiamos, desejamos, acreditamos, sonhamos, fazemos em relação aos outros, mas são desejos e ações nossas. Temos que responder em nossa “solidão” existencial por tudo o que somos com os outros.
Foi nesta busca de entender o sentido do Universo e da existência que a Filosofia traçou sua jornada. Os filósofos se debruçam até hoje na racionalidade, na lógica, na busca da verdade, das “forças” que movem o mundo e suas essências. Uma jornada interminável e que deve continuar ao longo da nossa vida. Quem somos? Quem sou? Estas são questões que nunca terão uma resposta definitiva ou absoluta, mas são essenciais para traçarmos nossa existência e justificarmos nossa vida.
Diante do que foi exposto na reflexão acima e dos estudos da disciplina, descreva de forma sucinta a visão dos filósofos Platão e Aristóteles sobre a condição do ser humano diante do universo. Em seguida posicione-se sobre qual teoria você considera mais interessante para a atualidade. Justifique seus argumentos.
Soluções para a tarefa
Platão defendia a existência de um mundo denominado mundo das ideias, as pessoas só poderiam conhecer a verdade por meio do mundo das ideias.
O mundo das ideias está no intelecto humano, p ser humano só consegue atingir esse nível se ele se desprender de todos os prazeres mundanos e dar apenas ouvidos a razão.
Segundo Platão, o mundo das ideias é onde todas as teorias são formadas de forma plena e livre de distorção.
A principal contribuição de Aristóteles para para a filosofia foi o desenvolvimento do conhecimento humano.
Tudo isso ocorreu por meio da inserção da razão no meio da sociedade, o que fez com que as coisas fossem provadas de maneira lógica e racional.
Se hoje temos lógica em nossas vidas deve-se isso a Aristóteles, pois ele de fato foi um grande difusor da razão, alcançando durante sua vida muitos seguidores que posteriormente contribuíram com a propagação de suas ideias.
Bons estudos!