Filosofia, perguntado por Angela986, 11 meses atrás

Na filosofia o que é senso comum mito conhecimento e ciência

Soluções para a tarefa

Respondido por samaratalita56
1

Resposta:

MITO, FILOSOFIA, SENSO COMUM E CIÊNCIA. A frase de Aristóteles, encontrada no seu livro “Metafísica” diz respeito à atitude natural do homem de tender a conhecer as coisas que o circundam. ... Os tipos de conhecimento mais importantes na história são o mítico, o senso comum, o científico e o filosófico.

Boa sorte!!

Respondido por LaraMoraesVieira
1

Resposta:

A necessidade de explicar as coisas levou o homem a trilhar diferentes caminhos, o que significa que ele descobriu ao longa da história diferentes formas ou diferentes graus de conhecimento, sendo o conhecimento tudo que nós sabemos a respeito de algo, porém, o que abemos a respeito de algo nunca é tudo.

Podemos distinguir cinco formas de conhecimento: O conhecimento Vulgar, também conhecido como senso comum; o conhecimento Mítico; o conhecimento Religioso; o conhecimento Científico e o conhecimento Filosófico. (Vou descrever abaixo só os que foram requisitados na questão, ou seja, o vulgar, o mítico e o científico)

Mas como nos adquirimos nossos conhecimentos? Algumas coisas que conhecemos, na verdade a imensa maioria delas e, certamente, as mais importantes, conhecemos sem que para isso tivéssemos feito qualquer esforço. Algumas coisas nós aprendemos de forma espontânea, com a própria vida, outras a gente aprende com as pessoas e outras com livros ou em pesquisas.

A explicação que damos as coisas depende da forma como conhecemos essas coisas. Podemos explicar algo cientifica, filosófica e religiosamente ou dar uma explicação baseada em mitos ou no senso comum.

A explicação das coisas as partir da percepção direta nos é útil, mas nem sempre suficiente, daí a necessidade de explicarmos as coisas de forma mais precisa, usando métodos mais confiáveis. Foi a desconfiança do óbvio e da mera percepção sensível que fez surgir a filosofia e a ciência. Filosofia e Ciência são formas de conhecimentos que utilizam métodos mais rigorosos de investigação.

Vejamos agora a diferença entre essas formas de conhecimento:

O conhecimento vulgar ou senso comum consiste em uma série de crenças admitidas por um determinado grupo social de modo espontâneo, ingênuo, não-crítico e que são decorrentes de experiências casuais. É o conhecimento do povo, que é aceito por quase todas as pessoas sem a necessidade de análise e demonstração. É o conhecimento que ainda está ligada apenas à percepção dos fenômenos sem dar a estes uma explicação mais elaborada. A principal característica do senso comum não é o fato de ser verdadeiro ou falso, mas o fato de que ele não tem um fundamento, isto é, as pessoas acreditam sem saber por quê. Elas aceitam, repetem, defendem uma ideia, mas não sabem demonstrá-la.

Antonio Gramsci diz que o sendo comum evidência que todos os seres humanos pensam e produzem conhecimentos, sejam eles organizados ou não, mas que também não podemos nos contentar com ele. Esse tipo de conhecimento pode nos ser útil em determinados momento da vida, mas em certas situações precisamos de um conhecimento formal mais sistematizado, mais organizado, como somente a filosofia ou a ciência podem construir.

Ex: “Filho de peixe, peixinho é.”

O conhecimento Mítico baseia-se em explicações para determinados fenômenos que nascem da imaginação das pessoas numa determinada comunidade e que têm por função das sentido a tudo que na natureza parece estranho e que foge ao domínio do homem. Toda sociedade cria ou elege seus mitos como uma forma de fortalecer seus valores. O mito consiste em um relato explicativo muitas vezes baseado na criação de personagens sobrenaturais que nos ajudam a entender o mundo e a assimilar certos valores a que a sociedade julga como importantes.

Ex: “O cupido me flechou”

O conhecimento científico é aquele que através de instrumentos, técnicas e recursos de observação procura explicar os fenômenos da natureza. Ao contrário do conhecimento vulgar, o conhecimento científico baseia-se em analises e demonstrações, não recorre à fé ou à crença, mas somente à observação dos fatos. As ciências utilizam o método empírico-analítico. Elas são sempre um conhecimento inacabado, embora progressivo.

Ex: “A toda ação corresponde uma reação em sentido oposto e com a mesma intensidade”

Perguntas interessantes