Filosofia, perguntado por saracgm1, 1 ano atrás

Na Filosofia Escolástica (século VIII ao século XIV) aparece um tema filosófico novo que ficou conhecido na História da Filosofia como o Problema dos universais. A respeito desse Problema afirma-se que consiste em saber

I. sobre seu modo de existência, ou seja, se os universais existem realmente ou se são apenas produtos do pensamento;

II. se eles constituem a essência material das coisas sensíveis ou se constituem a essência espiritual de cada alma humana;

III. se eles estão separados das coisas sensíveis ou se estão no interior delas;

IV. se eles foram as ideias gerais, os modelos, de que Deus se serviu para criar o mundo ou se são apenas produtos da imaginação humana destituídos de qualquer importância teórica.



É correto o que se afirma em

Escolha uma:
a. III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. II e III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I e II, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
16

A filosofia Escolástica foi um modo de pensar desenvolvido entre o séc IX e o séc XVI na I.Media, onde a a Igreja, a grande detentora do poder (econômico, social, ideológico, cultural e artístico) desenvolveu  uma certa escola do modo de pensar.

 

Os pensamentos de Platão e Aristóteles fizeram grande escola na Antiguidade. Com as transformações que definimos como “I.Media” suas obras não só foram guardadas nas Igrejas como seus modos de pensar acabaram sendo influentes para a ela pensar suas proprias questões.

 

Inicialmente com maior influencia da obra de Platão - seguindo uma linha mais neoplatonica - viam a filosofia como uma preparação da alma para a verdade. As verdades seriam aquelas que não se reconhece no mundo, mas que serão mostradas pela fé. O maior expoente foi Santo Agostinho.

 

São Tomas de Aquino teve contato com o pensamento Aristotélico e acreditava que Deus deveria ser reconhecido no mundo físico também. Não havia como negar os sentidos ou crer que as idéias apenas seriam verdade.

 

Entre esses dois pólos, os filósofos buscavam definir o “universal”, o que seria isso que viria a ser reconhecido também na “onipresença de Deus”.

 

As três questões universais seriam:

 

1) Se os universais existem na realidade ou apenas no pensamento

2) caso de fato existissem, se são corpóreos ou incorpóreos

3) são separados das coisas sensíveis ou se as entregam.

 

E o filosofo romano Boecio adicionara uma quarta questão:

 

4) os géneros e as espécies ainda teriam uma significação para o pensamento se os indivíduos correspondentes cessassem de existir?


Os pensadores dessa época praticamente se dividiam entre os que acreditavam que o universal era visível, físico, natural, objetivo e os que tinham uma visao mais metafísica, subjetiva, que acreditavam na ideia.

 

Assim, como todas as alternativas falam sobre o “universal” ser essa definição muito importante para os filósofos cristãos e o próprio cristianismo buscada e de ele estar entre uma idéia, uma metafísica e o sensível, o objetivo e físico, todas as afirmações estão corretas – alternativas B.

Perguntas interessantes