Na figura, ABCD é um quadrado. A distância do ponto A ao ponto (0,0) é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A distância é
Explicação passo-a-passo:
Essa questão pode ser resolvida de duas maneiras:
A primeira seria achar a medida do lado através dos pontos D e C ou B e C, então igualar a distância AB e AD a esse valor e a distância AC a , chegando em três equações diferentes em que é necessário isolar "x² + y²" para substituir nas outras, o que leva a um sistema de duas equações, no qual encontramos X do A e Y do A. Esse modo é muito mais trabalhoso então não vou entrar em mais detalhes.
A segunda maneira é fazer uso das 2 diagonais desse quadrado, como elas são iguais, podemos igualar AC à BD, chegando em:
(Lembrando que a distância de dois pontos é )
Aqui o truque é não desenvolver os parênteses. Vamos analisar por um instante a equação, se substituirmos cada um deles por uma incógnita qualquer teríamos:
A²+B² = C²+D²
Umas das resoluções seria assumir que A²=C² e B²=D² ou A²=D² e B²=C²
Já que nossa questão é de geometria, vamos usar isso ao nosso favor e ver se chegamos a algum resultado plausível
Bom parece que esse não é o caminho, porque se o Xa fosse 9 ele ultrapassaria o ponto B no eixo X, não sendo, portanto, um quadrado. Poderíamos também observar que a distância no eixo X entre A e C está muito longe de ser igual a distância no eixo X entre B e D, ela aparenta, no entanto, ser muito mais próxima da distância entre B e D no eixo Y, então vamos à segunda possibilidade:
Prova real, distância CD igual a AD:
Agora com as coordenadas de A fica fácil encontrar a sua distância até a origem: