Informática, perguntado por Rafaleal01, 1 ano atrás

Na figura abaixo podemos visualizar a arquitetura de sistemas de uma empresa, composta por 3 servidores de aplicação conectados a um único Sistema Gerenciador de bancos de dados (SGBD). Utilizando os conhecimentos aprendidos a respeito de um SGBD podemos afirmar que:

A - SGBD permite aos aplicativos armazenar dados, mais não permite recupera-los

B - Varios aplicativos podem acessar o mesmo banco de dados.

C - Cada aplicativo acessa um único banco de dados por SGBD

D - Os aplicativos informam como os dados devem ser armazenados na estrutura do banco de dados

E - o SGBD não estabelece uma comunicação entre o banco de dados os aplicativos

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
36

Olá!

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um conjunto de programas que permite o armazenamento, modificação e extração de informações em um banco de dados.Os usuários podem acessar informações usando ferramentas específicas para consultar e gerar relatórios, ou através de aplicações para o efeito.

Esses sistemas também fornecem métodos para manter a integridade dos dados, gerenciar o acesso do usuário aos dados e recuperar informações se o sistema estiver corrompido

Eles permitem apresentar as informações do banco de dados em vários formatos. A maioria inclui um gerador de relatórios. Eles também podem incluir um módulo gráfico que permite apresentar as informações com gráficos e tabelas.

Assim a unica alternativa correta é:

B - Varios aplicativos podem acessar o mesmo banco de dados.

Respondido por paulinhoverde
4

Resposta:

B: Vários aplicativos podem acessar o mesmo banco de dados.

Explicação:

A Figura ilustra onde o SGBD fica posicionado na arquitetura do sistema. Uma das grandes evoluções na implantação do SGBD foi que mais de um aplicativo pode acessar o mesmo banco de dados. O aplicativo não tem maiores informações sobre como os dados são gravados ou a estrutura geral do banco de dados. Simplesmente ele requisita ao SGBD para armazenar ou recuperar registros. Para Alves (2014, p. 13),

Perguntas interessantes