Física, perguntado por vitorgmartins, 10 meses atrás

Na figura abaixo podemos observar um sistema massa mola, no qual temos um objeto pendurado, de massa desconhecida “m”, uma mola de constante elástica “k”, e a deformação causada pelo objeto, representada pela letra “x”. A partir dos conhecimentos sobre o sistema massa-mola, responda as questões a seguir: a) É dada você a missão de descobrir a massa de alguns objetos. Você não possui balanças calibradas. No entanto, lhe fornecem uma mola de constante elástica desconhecida, uma régua e um quilo de alimento. Como é possível descobrir a massa de novos objetos a partir desses materiais? Explique, detalhadamente, como você faria essas medições. (60%)
b) Supondo que você pendurou um quilo de alimento na mola utilizada na letra (a) e esta sofreu uma deformação de 5 cm. Um objeto de 5 kg provocaria uma deformação de quantos centímetros a mola? (20%) c) O que significa fisicamente a constante elástica da mola? Quanto mais “rígida”, maior ou menor a constante elástica da mola? (20%)

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandatenorio96
2

Resposta:

Prenderia o kilo de alimento de 1kg na ponta da mola, colocaria a régua paralela ao elastico e mediria o quando houve de deformação na régua (x), adotando a gravidade =10m/s², descobrimos o valor da constante elastica 'k' . O valor de k é constante. Então poderia usar a fómula F=x.k - A força peso seria encontrada pela fómula: F=m.g ; o x seria a deformação que houve na mola em m, com a equação F=x.k encontrariamos os próximos valores de x (deformações).

                                    F=1*10= 10N. (supondo que houve 5cm de deslocamento na régua)

                                                                                             10=0,05.k ; k=10\0,05

                                                                                              k=200.

                                                                                             

B)F=x.k     10=0,05.k ;  k=10\0,05= 200

com um objeto de 5kg ; F=m.g ; F=5kg*10m/s

                                                   F=50 N ;  

50=200.x  

x= 50/200

x=0,25m  * Haveria uma deformação de 25cm com uma massa de 5 kg na mola.

C)Fisicamente, a constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Indica a intensidade necessária para se elongar o corpo em uma dada extensão.

A constante elástica fisicamente significa a constante de quanto de força um objeto precisa para deslocar uma mola, sendo por tração (esticando) ou compressão (apertando). O que vale lembrar também é que muito depende do material de que essa mola é composta.

Quanto mais “rígida” é a mola, menor será sua constante elástica, pois são inversamente proporcionais.

Explicação:

Perguntas interessantes