Na figura abaixo os valores das massas dos blocos A e B são mA=4 Kg e mB=6 Kg. Estes blocos estão conectados por um fio inextensível e de massa desprezível. Considere que no corpo de menor massa atue uma força de atrito de 4 N, enquanto no corpo de massa maior o valor da força de atrito seja 6 N.
Blocos A e B conectados por um fio inextensível
Uma força F de intensidade 72 N é aplicada sobre o corpo B puxando-o para a direita. Sabendo que o fio que une os blocos A e B não se romperá pela ação da força F, o valor da força de tração nesse fio é aproximadamente igual a:
a.
28,8 N
b.
44,2 N
c.
38,2 N
d.
30,0 N
e.
40,0 N
Soluções para a tarefa
- O valor da força de tração é de 28,8 N.
Olá!
Vamos iniciar esta resolução fazendo as equações de cada bloco. Precisamos colocar nessas equações a força resultante que atua em cada um deles.
No corpo A temos uma força de atrito e uma força de tração AB.
Já no bloco B, temos forças bem semelhantes! Há uma força de atrito em B, juntamente com a interação da força F, puxando-o para a direita. E também, há uma força de tração AB.
Agora iremos achar a aceleração desse sistema! Precisaremos fazer uma soma algébrica para chegarmos na equação final. Somando A e B, vemos que as trações se anulam, pois ambos têm sinais opostos. Ficando apenas:
Como já obtemos todos os resultados, o monstro foi derrotado. Sim, agora só resta acharmos o valor da força de tração. Podemos pegar qualquer uma das duas equações de A e B, pois chegarão no mesmo resultado. Irei pegar a de A, pois me parece mais simples.
Alternativa A!
Explicação:
sabemos que os blocos compartilham da mesma aceleração
ANÁLISE DE FORÇAS PARA AS CAIXAS:
para a caixa A
T - Fat = ma x a
T - 4 = 4 x a
para a caixa B
F - T - fat = mb x a
72 - T - 6 = 6 x a
66 - T = 6 x a
i)T - 4 = 4 x a
ii)66 - T = 6 x a
somando as eq i e ii
66 - 4 = 10 x a
66 = 10 a
a = 6,6 m/s²
substituindo a na i)
T - 4 = 4 x 6,6
T = 4 x 6,6 + 4
T = 30,4 N
T= 30 N APROXIMANDO
ALTERNATIVA (D)
BONS ESTUDOS!