Na figura abaixo, dois blocos são conectados por uma corda de massa desprezível passando por uma polia de raio r = 0,250 m e momento de inércia I. O bloco no plano inclinado sem atrito está se movendo com uma aceleração constante de magnitude a = 2,00 m / s2 . Com base nesta informação, calcule o momento de inércia da polia.
Soluções para a tarefa
⇒ Aplicando nossos conhecimentos sobre Dinâmica do Movimento de Rotação, concluímos que o Momento de Inércia da polia é de 1,18 kg m².
A figura em anexo representa as forças que agem no sistema. Para o bloco no plano inclinado, considere um eixo x paralelo ao plano inclinado, orientado da base ao topo. E considere um eixo y orientado de baixo pra cima. Para o bloco pendurado, considere um eixo y orientado de cima pra baixo. E para a polia, considere um eixo de rotação no seu centro, perpendicular ao plano da tela/folha. E adotaremos o sentido positivo da rotação como sendo o sentido horário.
Seja a tensão que liga o bloco 1 à polia. E seja , a que liga o bloco pendurado à polia. Note que os blocos possuem a mesma aceleração, pois percorrem distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
➜ Para o bloco no plano inclinado, e
➜ Para o bloco pendurado,
➜ Para a polia, só há movimento de rotação, então
. Como , então
➜ Somando (1) e (2),
ou
➜ Substituindo (3) em (4),
ou
Portanto,
∴ O momento de inércia da polia é de 1,18 kg m² ✍️
☞ Leia mais sobre esse assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11911750
brainly.com.br/tarefa/23388024
brainly.com.br/tarefa/38215516