Na figura, 1, 2 e 3 são partículas de massa m. A partícula 1 está presa ao ponto O pelo fio a. As partículas 2 e 3 estão presas, respectivamente, à partícula 1 e à partícula 2, pelos fios b e c. Todos os fios são inextensíveis e de massa desprezível. Cada partícula realiza um movimento circular uniforme com centro em O. Sobre as frequências angulares ù e as velocidades lineares v para cada partícula, é CORRETO dizer que:
Soluções para a tarefa
Completando a questão, encontrei a figura.
EXPLICAÇÃO:
Com polias girantes presas a um único eixo de rotação, temos pontos alinhados diferentes nas extremidades paralelas ao eixo de rotação que descrevem o mesmo ângulo central num intervalo de tempo, ai temos a mesma velocidade angular para as polias acopladas, sendo ω1=ω2=ω3
Em relação a velocidade linear, quanto maior o raio maior a velocidade linear,logo V3>V2>V1.
RESPOSTA: ω1=ω2=ω3 e V3>V2>V1
Sobre as frequências angulares "ù" e as velocidades lineares v para cada partícula, temos que é correto dizer que: ù1 = ù2 = ù3 e v1 < v2 < v3.
Como funciona o Movimento Circular Uniforme?
Um movimento uniforme acaba sendo aquele onde um objeto acaba percorrendo distâncias iguais em intervalos de tempos iguais, logo, é uma trajetória circular.
E quando analisamos o enunciado, verificamos que as polias girantes presas a um único eixo de rotação, desenvolverá pontos alinhados em diferentes pontos dessas extremidades.
Que por sua vez, são paralelas ao eixo de rotação, nos possibilitando visualizar que possuem a mesma velocidade angular para as polias acopladas, sendo:
- ù1 = ù2 = ù3
Enquanto que para a velocidade linear, é importante dar ênfase que quanto maior for o raio, maior será sua velocidade linear, portanto:
- v1 < v2 < v3.
Para saber mais sobre MCU:
brainly.com.br/tarefa/14244298
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))
#SPJ2