Na fertilização in vitro visando maiores possibilidades de sucesso, é necessária uma estimulação hormonal para provocar a superovulação (vários óvulos no mesmo ciclo) de modo a se obter um número maior de embriões daquele a ser transplantado no útero da mulher. Isso é necessário para garantir êxito na técnica, já que, desta forma, há maiores chances de ocorrer uma gestação, evitando-se maiores desgastes psicológicos e encargos financeiros para o casal estéril. Aproximadamente um terço das pacientes produzem embriões excedentes, os quais geralmente são congelados. O objetivo deste procedimento é possibilitar transferência destes embriões posteriormente, caso não ocorra gravidez ou quando houver desejo de outra, sem submeter a mulher a novo ciclo de indução da ovulação. A respeito das informações sobre embriões excedentes criopreservados em casos de reprodução assistida, assinale a alternativa que contenha os valores éticos a serem aplicados nessa situação.
a. A criopreservação de embriões passa a ser eticamente aceitável quando há consentimento dos pais e o tempo de congelamento é reduzido.
b. O congelamento dos embriões é discutível sob a ótica ética, pois o embrião possui os mesmos direitos de uma pessoa.
c. Os embriões criopreservados podem ser descartados a qualquer momento, desde que os familiares estejam de acordo com o procedimento.
d. Muitos embriões não sobrevivem ao processo de criopreservação, possuindo um índice de sobrevivência entre 70 e 80%.
e. Os embriões excedentes congelados em caso de divórcio ou morte de um dos cônjuges podem ser descartados, sem precedentes.
quellopesb:
O congelamento dos embriões é discutível sob a ótica ética, pois o embrião possui os mesmos direitos de uma pessoa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
b. O congelamento dos embriões é discutível sob a ótica ética, pois o embrião possui os mesmos direitos de uma pessoa.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás