Na fala de Górgias, a retórica tem a função de persuadir. Em que ela se assemelha á publicidade? Em que se distingue dela?
Soluções para a tarefa
Dentre os diálogos de Platão, um deles leva o nome de Górgias, um sofista que ensinou Retórica em Atenas, no século V a.C. A retórica de Górgias está como doutrina, além do convencimento, está apoiada em duas teorias: de um lado, a idealização da poesia e de outro lado, a da eloquência como persuasão.
Para Górgias, o encantamento poético e o “engano” proporcionam mais do que a cura, pois criam uma doce doença da alma, algo que é um desvio, porém, segundo este sofista, tal desvio “é bem melhor do que a maçante normalidade”.
Ora, a atual sociedade utiliza a publicidade de forma estratégica, onde o encantamento poético e o “engano”, se tornam instrumentos hábeis na construção da publicidade, para consolidar o seu objetivo final que é o consumo do produto.
Portanto, os gêneros publicitários, se assemelham à retórica de Górgias, enquanto método, pois são criados na forma ideal e poética. Na construção do conteúdo, o engano, ao inferir que uma mercadoria produzida em série apareça no anúncio como se fosse única, feita especialmente para o leitor.
Distinguem-se pois, quanto ao objetivo. Enquanto a retórica sofista visava na persuasão, adequar a realidade das pessoas às condições políticas e sociais existentes, a publicidade cria expectativas de realidade, para gerar o consumo.
Bons estudos!