Na expressão da dança, o Frevo é denominado de passo e quem faz o passo é o passista ou dançarino de Frevo. O passo é executado com ênfase nos membros inferiores e utilização de uma sombrinha nas mãos; há improvisação com os passos e constante diálogo com a música (SALES, 2013, p. 2). SALES, Hayala César de. Ensino e aprendizagem da dança do frevo: uma reflexão sobre a atuação pedagógica do grupo guerreiros do passo. Anais do III Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, Salvador, p.1-7, maio 2013. Disponível em: . Acesso 30 de maio de 2017. Enumere o desenvolvimento dos passos do frevo apresentados na coluna 2 de acordo com os passos correspondente da coluna 1 e assinale a alternativa correta. Coluna 1 (1) DOBRADIÇA (2) TESOURA (3) LOCOMOTIVA (4) FERROLHO (5) PARAFUSO Coluna 2 ( ) As pernas são flexionadas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. O corpo é curvado para frente, realizando as mudanças dos movimentos. Não há deslocamentos laterais. Os pés pisam no mesmo local com os calcanhares e pontas. ( ) Como a sapatear no gelo, as pernas vão movimentando-se primeiro em diagonal (um passo), seguido de flexão das duas pernas em meia ponta, com o joelho direito virado para a esquerda e vice-versa. ( ) Total flexão das pernas. O corpo fica, inicialmente, apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé se vira, permitindo o apoio de lado (o passista arria o corpo devagar). ( ) Passo cruzado com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Pequeno pulo, pernas semiflexionadas, sombrinha na mão direita e braços flexionados para os lados. ( ) Inicia-se com o corpo agachado e os braços abertos para frente, em quase circunferência, e a sombrinha na mão direita. Dão-se pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente. A sequência correta é: Escolha uma: a. IV, III, I, II, V. b. I, IV, V, II e III. c. I, II, IV, V e IV. d. II, IV, I, III e V. e. V, I, III, IV e II.
Soluções para a tarefa
a. I, IV, V, II e III. (corrigido pelo AVA)
b. I, IV, V, II e III.
O estilo de dança Frevo é também um ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. No ano de 2012 o frevo recebeu o título de "Patrimônio Imaterial da Humanidade" pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Associando:
(1) DOBRADIÇA
(2) TESOURA
(3) LOCOMOTIVA
(4) FERROLHO
(5) PARAFUSO
( 1 ) Dobradiça - As pernas são flexionadas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. O corpo é curvado para frente, realizando as mudanças dos movimentos. Não há deslocamentos laterais. Os pés pisam no mesmo local com os calcanhares e pontas.
( 4 ) Ferrolho - Como a sapatear no gelo, as pernas vão movimentando-se primeiro em diagonal (um passo), seguido de flexão das duas pernas em meia ponta, com o joelho direito virado para a esquerda e vice-versa.
( 5 ) Parafuso - Total flexão das pernas. O corpo fica, inicialmente, apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé se vira, permitindo o apoio de lado (o passista arria o corpo devagar).
( 2 ) Tesoura - Passo cruzado com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Pequeno pulo, pernas semiflexionadas, sombrinha na mão direita e braços flexionados para os lados.
( 3 ) Locomotiva - Inicia-se com o corpo agachado e os braços abertos para frente, em quase circunferência, e a sombrinha na mão direita. Dão-se pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente.
Bons estudos!