Na experiência de sala de aula, o professor se coloca como mediador entre o conteúdo e o sujeito cognoscente – no caso, o aluno. A maior parte do que se ensina nas escolas é baseada no conhecimento científico desenvolvido ao longo do tempo; deste modo, a educação acaba sendo instrumento de uma ideologia, que é a científica. Neste caminho, os alunos entendem que a ciência deve receber créditos pelo conhecimento da verdade. A teoria do conhecimento é uma área da filosofia que problematiza a produção e o alcance do conhecimento. Partindo do que foi dito acima, assinale a alternativa que apresenta uma possível aplicação da teoria do conhecimento à área educacional.
Escolha uma:
a.
O questionamento sobre o fazer científico é ínfimo, considerando-se que a ciência progride e desenvolve seu conhecimento sempre partindo de provas cabais que não permitem dúvidas sobre seu alcance.
b.
Para que a aprendizagem aconteça, o professor deve questionar o que os alunos trazem de seu aprendizado de vida; conforme as aulas acontecem, o aluno deve perceber a necessidade de deixar para trás tudo aquilo que fundamentava sua visão de mundo até aquele momento.
c.
Mesmo tomando por base o conhecimento produzido pela ciência, o professor deve refletir sobre o alcance de tal conhecimento, levando o aluno a uma postura que seja crítica diante do fazer científico.
d.
A ciência é neutra em seu fazer; desse modo, o aluno deve aprender na escola a vivenciar as experiências segundo a interpretação científica, para que não permaneça preso ao senso comum do qual vem.
e.
O questionamento sobre as ações do professor deve ser feito para que seja aprimorada sua didática; ou seja, é preciso pensar sobre o modo como o professor atua para que o aluno possa entendê-lo.
Soluções para a tarefa
Inicialmente é pertinente ressaltar que embora seja uma das vertentes para a concepção de uma resposta, o conhecimento científico não é o único meio de compreensão acerca do mundo em que o indivíduo vivencia. Embasado neste contexto, bem como toda apresentação acerca da teoria do conhecimento, e realizando sua devida aplicação no contexto escolar, podemos realizar as seguintes análises:
Afirmação A - Incorreta. O questionamento científico não parte do pressuposto de ser finito e intangível, todavia, a partir de questionamentos e dúvidas pertinentes acerca de determinado meio.
Afirmação B - Incorreta. O conhecimento científico, embora vastamente prioritário, não possui em si todo o domínio de resoluções para todas as vertentes questionadas, assim como há a possibilidade de compreensão de uma mesma realidade por meio de diferentes espectros. Deste modo, não é sensato que o professor iniba a diversidade de entendimento do mundo que seus alunos vivem.
Afirmação C - Correta. A reflexão e instigação acerca dos meios e métodos, bem como nas respostas e resoluções, exercida pelo professor e aplicada sobre seus alunos trata-se da prática concreta no ambiente escolar da teoria do conhecimento.
Afirmação D - Incorreta. Como já afirmado, há diferentes espectros que podem servir de base para a compreensão da realidade. Não torna-se necessário a exclusividade do aluno ao método científico.
Afirmação E - Incorreta. De fato, questionar a metodologia apropriada pelo professor para a transmissão e intermediação dos conteúdos é necessária e pertinente para o desenvolvimento e aprimoramento da prática, todavia, a teoria do conhecimento enfoca-se no assunto e a ótica que o compreende e não no modo ao qual esta discorre-se.
Assim, considera-se correta a Alternativa C.
Bons estudos!
c. Mesmo tomando por base o conhecimento produzido pela ciência, o professor deve refletir sobre o alcance de tal conhecimento, levando o aluno a uma postura que seja crítica diante do fazer científico.
O professor tem um papel fundamental no aprendizado de seus alunos, por isso deve-se fazer um planejamento que permita que os estudantes consigam refletir sobre os assuntos propostos.
O profissional precisa se basear no conhecimento científico, fazendo com que os alunos construam seu pensamento crítico acerca do mundo a sua volta.
Vale destacar que todo tipo de conhecimento é importante, seja ele o científico, senso comum ou histórico.
Estude sobre os diferentes tipos de conhecimentos nessa questão https://brainly.com.br/tarefa/9063145.
Bons estudos!