Na exegese histórico-crítica, a Bíblia é reconhecida como Palavra de Deus, mas isso não anula a sua condição humana e histórica, de modo que ela pode e deve ser estudada como qualquer outra obra intelectual humana. Ela enfatiza o caráter histórico da Escritura, não só como um contexto, mas, seguindo primariamente a historiografia do século XIX, como uma definição interpretativa: o texto é visto predominantemente como (a) documento histórico, pelo que deve ser submetido à crítica historiográfica; e (b) como tendo uma história de elaboração, que deve ser reconstruída pelo exegeta a fim de que o texto possa ser compreendido. Para a definição do texto enquanto documento histórico, faz-se o recurso à crítica – historiográfica e filosófica – de cunho iluminista, subordinando o texto bíblico e sua interpretação aos cânones da razão e da ciência histórica. Consequentemente, a historicidade dos eventos narrados no texto bíblico deveria ser “cientificamente” comprovada – questionava-se, em especial, tudo o que teria a ver com o “sobrenatural”, ou que entrasse em contradição com cânones da ciência.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2018.
A partir do texto acima analise as afirmações abaixo:
I. O método histórico-crítico reconhece a Bíblia como Palavra de Deus, mas, enquanto texto, sujeita-a a análises técnicas como qualquer outra obra literária.
II. O método histórico-crítico difere fundamentalmente por sua proposta de análise histórica a partir da historiografia do séc. XIX, incluindo a proposta de crítica do texto.
III. O método histórico-crítico, ao usar a crítica historiográfica não chegou ao extremo da necessidade de questionar a historicidade das narrativas sobrenaturais.
IV. Segundo o método histórico-crítico a leitura gramatical que estuda os termos originais no grego e hebraico deve ser abandonada.
É correto o que se afirma em:
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Resposta:
Alternativa 1:
I, II
Explicação:
pagina 93 do livro da disciplina método e interpretação bíblica.
dani1399:
concordo!
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11
Resposta:
I e II
Explicação:
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