na Europa na década de 1960, com o lançamento de um medicamento com efeito tranquilizante e sonífero nomeado de Talidomida. As gestantes da época procuraram por este efeito calmante sem ter ideia do que poderia ocorrer ao feto em gestação. Foi então que se registrou o nascimento de bebês com membros atrofiados (mãos, pés, pernas). Esse efeito teratogênico foi resultado do uso da Talidomida...
De acordo com o texto,o uso de um fármaco por gestantes causou efeito adverso, ao invés de trazer tranquilidade, resultou em crianças com mutações. Tal ocorrido foi explicado pela isomeria óptica.
Através de embasamento teórico (pesquisas em livros e internet), descreva com suas próprias palavras porque ocorreu esse problema com a talidomida e como o estudo da isomeria contribui para a qualidade e eficácia dos medicamentos!
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O enantiômero levógiro da Talidomida causa deformidades em fetos. Enantiômeros são estereoisômeros que são a imagem espelhada um do outro. Podem se parecer mas geralmente tem efeitos diferentes biologicamente. Quando era sintetizado o medicamento, era produzida uma mistura racêmica, que possui ambos os enantiômeros. Um deles era um simples sonífero, o outro era o malvadão.
Outro exemplo de enantiômeros que são diferenciados no corpo humano é o limoneno, só que ele é bem mais inofensivo. Um dos enantiômeros tem cheiro de laranja, o outro tem cheiro de limão!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás