História, perguntado por caroldofreefire08, 7 meses atrás

. Na Europa, durante quase toda a Idade Média não existiam países como conhecemos hoje. Os indivíduos estavam ligados a uma região, a um feudo (ou senhor) ou ao lugar de nascimento. Com a intensificação do comércio e o desenvolvimento das cidades a centralização do poder nas monarquias tornou-se um processo construtor de muitos países da Europa. Indique que grupos sociais estavam presentes nesse processo. *
1 ponto
a)Os califas muçulmanos, de origem da Península arábica e os cristãos ortodoxos originários das crenças divulgadas pelo Império Bizantino, após a separação do Império Romano do Oriente e o Império Romano do Ocidente.
b)Os servos, que a partir de um acordo de fidelidade trabalhavam para os senhores feudais, o camponês que estabelecia a prática da agricultura em terras consideradas livres e os escravos.
c)O burguês, tinham vantagens, pois deixaram de pagar altos impostos aos senhores feudais, passando a contribuir com dinheiro ao rei. O monarca (o rei), que por sua vez, trouxe medidas administrativas que favoreciam o comércio, e a nobreza feudal que tem seu poder diminuído.
d)A classe média, classificada no período como residentes nos burgos, também chamados de liberalistas e o operariado, classificado como os operários das fabricas.
2. A formação das Monarquias Nacionais de Portugal e da Espanha na península ibérica envolveu as lutas entre cristãos e muçulmanos pelo controle do território. Esse domínio estabeleceu forte influência na constituição cultural da Península Ibérica, como na culinária, na língua, e nas construções arquitetônicas. Indique a afirmativa correta com relação a esse tema. *
1 ponto
a)As lutas entre cristãos e muçulmanos geraram uma coexistência pacífica na península ibérica, uma vez que o califado de Córdoba permaneceu.
b)Dom João após estabelecer seu reinado em Portugal em 1383, com a Revolução dos Cravos, inicia o processo de colonização no Brasil, estimulando o Pacto colonial.
c)A Península Ibérica estava sob o domínio dos árabes muçulmanos, desde o ano 711. A partir do século XI, houve uma ofensiva dos cristãos pela expulsão dos árabes islâmicos chamada de Reconquista.
d)Foi a Revolução de Avis no ano de 1383 que marcou a consolidação da ocupação da península ibérica pelos árabes muçulmanos.

Anexos:

daviesjoao: OBG
danielsonsainvertil: opa
kaianimoreira: VLW
kaianimoreira: PESSOA
mariamoreiramarcolin: Certo pessoaaaaaaaaaaaaaaa. Muito obgggggggggg ;)
mariamoreiramarcolin: Tenham um boom diiiiiaaaaaaaa
echyleycosta8: Amigo ti amu

Soluções para a tarefa

Respondido por brenogabisantos
81

Resposta:

1. Letra C:  durante a Idade Média não existiam países como conhecemos hoje, visto que havia a imensa desfragmentação política, de modo que durante a construção das Monarquias e Estados Modernos tempos o papel do burguês, do monarca e da nobreza feudal.

O Estado Moderno fundamentava-se nos pilares do Mercantilismo, cobrança de Impostos, Burocratização, Absolutismo, de um exército profissional, da Soberania sobre determinado território e da busca pelo desenvolvimento econômico, que àquela época focava-se no acúmulo de metais preciosos.

2. Letra C: no processo de formação das Monarquias Nacionais de Portugal e da Espanha, tem que que, anteriormente, a Península Ibérica estava sob o domínio dos árabes muçulmanos, desde o ano 711; e a expulsão dos mesmos e guerra de reconquista ligam-se com a formação de tais estados modernos.

Explicação:

Está na resposta :)


craninhofreefire: so para mim que veio 11 atividade ? hahaha
wellitongesieldosanj: Vlw
anapaulacostacarlos: valeu obrigada
Respondido por EduardoPLopes
3

1 - É correta a alternativa C, tendo sido o processo de centralização política europeia especialmente benéfico para os comerciantes (que deixavam de ter de pagar os impostos "de importação" em cada feudo) e para o Rei, que se tornou a primeira e última autoridade em matéria militar, econômica e política dentro dos limites do reino, deixando de ser uma figura majoritariamente simbólica.

2 - É correta a alternativa C, tendo sido a retomada do controle político da região por governantes cristãos um dos principais objetivos da Terceira Cruzada, tendo sido a única vitória que os europeus obtiveram nesta Cruzada. Por meio da Reconquista, que foi se expandindo século após século, restabeleceu-se a independência na região.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/14513718

Anexos:
Perguntas interessantes