Na Ética a Nicômaco, Aristóteles afirmou: [...] então, quando a amizade é por prazer ou por interesse mesmo, duas pessoas más podem ser amigas, ou então uma pessoa boa e outra má, ou uma pessoa que não é nem boa nem má pode ser amiga de outra qualquer espécie; mas pelo que são em si mesmas é óbvio que somente pessoas boas podem ser amigas. Na verdade, pessoas más não gostam uma da outra a não ser que obtenham algum proveito recíproco (ARISTÓTELES, 2006, p. 123). A partir do trecho citado, assinale a alternativa correta: a) A amizade é uma relação entre animais. b) A amizade é consequência de condicionantes pessoais dos amigos. c) As amizades desinteressadas não existem, visto que, alguém sempre tem a perder na relação. d) A amizade interessada entre pessoas más também é guerra. e) A amizade é falsa quando não há interesse ou prazer na relação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Alternativa E. O que Aristóteles quer dizer é que uma amizade é falsa quando há somente interesses no que alguma das pessoas que compõem a amizade. Nesse sentido, não podemos ter amizade quando só temos interesse, pois essa amizade não seria verdadeira.
Ora, se não gosto de alguém mas tenho interesse no dinheiro que ela pode me oferecer, não há uma amizade de fato ali. O que há é tão somente interesse. Pois se o interesse no que o outro oferece criasse algum vínculo de amizade, então teríamos amizade com animais, por exemplo.
Respondido por
3
Resposta:
D) A amizade é consequência de condicionantes pessoais dos amigos.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes