Na estação de tratamento de água, acontecem alguns processos que visam tornar a água potável. Explique o que acontece em cada processo
Soluções para a tarefa
Inserem um produto químico para as partículas de sujeira serem aglutinadas.
Floculação:
Formam flocos das sujeiras existentes na água.
Decantadores:
Local onde a sujeira pesada desce e a água sobe.
Filtros:
Nos filtros a água fica apta para consumo.
Cloro e Flúor:
Cloro pra matar os microorganismos.
Flúor para proteção contra cáries.
Na estação, a água passa por um depósito de solução a cal e de sulfato de alumínio. Estas substâncias absorvem as partículas sólidas que estão na superfície da água, juntando-as em pequenos flóculos.
Desse depósito a água vai para o tanque de floculação, onde os flóculos ficam mais pesados do que a água e vão para o fundo do tanque. Do tanque de floculação a água passa para o tanque de decantação, onde as substâncias sólidas vão para o fundo do tanque, por serem mais pesadas do que a água. Assim a água fica relativamente limpa.
Depois da decantação a água passa por um filtro de areia. Esse filtro é formado por várias camadas. A primeira é composta de cascalho grosso, a segunda de cascalho fino, a terceira de areia grossa e a última de areia fina. Essas camadas retém as impurezas da água.
Mesmo filtrada, a água ainda não está purificada. Ela ainda possui micróbios prejudiciais à saúde. Por isso, ela passa por um depósito de cloro. A esse processo dá-se o nome de cloração.
A água purificada vai para um reservatório, onde fica guardada para ser distribuída à cidade. Essa distribuição é controlada por uma espécie de torneira, conhecida como válvula ou transmissão.