Na espécie humana, após a fecundação, o zigoto apresenta todo o conjunto de cromossomos (material genético) da espécie. Na imagem, podemos observar o cariograma de nossa espécie. De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, marque as alternativas corretas. ©Shutterstock/Kateryna Kon
A O conjunto cromossômico do novo indivíduo é herdado dos genitores, sendo metade proveniente da mãe e metade do pai.
B Dos 46 cromossomos da espécie humana, dois formam o par de cromossomos sexuais. O par de cromossomos XY está presente nos homens e o par de cromossomos XX é característico das mulheres.
C Os seres humanos apresentam 23 pares de cromossomos autossômicos.
D As análises de cariogramas permitem a identificação de possíveis alterações genéticas, como a presença ou a ausência de algum cromossomo, podendo inclusive identificar possíveis síndromes genéticas, dependendo do cromossomo afetado.
E O cariograma apresentado pertence a um individuo do sexo feminino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas corretas: A), B), e D)
Explicação:
A letra C está incorreta, pois os humanos apresentam apenas 22 pares autossomicos, e um par sexual formando 23 pares de cromossomos.
A letra E também está incorreta, o cariograma da imagem apresenta a configuração XY no par de cromossomos sexuais, este padrão é visto em homens apenas.
Amigo, a letra D estou um pouco em dúvida pois nunca havia estudado este exame de cariograma, mas pesquisando vi que ele permite visualizar os pares de cromossomos no momento da divisão célular, então deve sim ser possível identificar doenças genéticas e a ausência de algum par. Mas não tenho como afirmar com plena certeza.
Espero ter ajudado, abraço!
Resposta:
Letras A,B e D
A
O conjunto cromossômico do novo indivíduo é herdado dos genitores, sendo metade proveniente da mãe e metade do pai.
B
Dos 46 cromossomos da espécie humana, dois formam o par de cromossomos sexuais. O par de cromossomos XY está presente nos homens e o par de cromossomos XX é característico das mulheres.
D
As análises de cariogramas permitem a identificação de possíveis alterações genéticas, como a presença ou a ausência de algum cromossomo, podendo inclusive identificar possíveis síndromes genéticas, dependendo do cromossomo afetado.
Pode confiar positivo on corrigiu
Espero ter ajudado