Na escolha do Brasil como alvo do ataque feito pela Companhia das Índias Ocidentais pesou uma variedade de motivos. [...] Contava-se também com a obtenção de lucros fabulosos a serem proporcionados pelo açúcar e pelo pau-brasil, calculando-se que, uma vez conquistada a um custo máximo de 2,5 milhões de florins, a colônia renderia anualmente cerca de 8 milhões de florins. [...]
MELLO, Evaldo C. de. O Brasil holandês (1630-1654). São Paulo: Penguin Classics, 2010. p. 29.
A União Ibérica (1580-1640) contribuiu para a ocupação do nordeste da América portuguesa pelos holandeses, evento que ocorreu de 1630 a 1654. De acordo com o texto, um dos fatores que explicam o ataque da Companhia das Índias Ocidentais ao Brasil é:
A) o interesse holandês no tráfico de escravos para o Brasil.
B) a campanha abolicionista colocada em prática pela Holanda.
C) o interesse holandês no negócio açucareiro no Brasil.
D) o avanço do protestantismo defendido pelos burgueses flamengos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
C
Explicação:
Holanda era aliada de Portugal, mas inimiga da Espanha e quando nos unimos com esta na União Ibérica os holandeses se tornaram inimigos e passaram a atacar as colônias de ambas as nações. Em Pernambuco, o interesse deles era conquistar a principal região produtora de açúcar do mundo! Assim eles descobriram o segredo da produção desse bem de luxo e a replicaram em suas outras colônias.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás