Na escola, o obstáculo epistemológico assume função didática e permite superar duas grandes ilusões no ensino de ciências: o não rompimento entre os conhecimentos cotidiano e científico e a crença de que se conhece a partir do nada. Uma das proposições é que estes obstáculos, muitas vezes, acontecem em relação ao trabalho docente. Sobre os obstáculos que existem em relação aos professores, analise as afirmativas a seguir: i. Dificuldades na formação inicial. Ii. Carência de formação continuada do professor. Iii. Falta de fundamentação teórico-metodológica. Iv. Trabalho crítico-analítico com o livro didático adotado
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que os obstáculos epistemológicos são muitos, visto que do inicio ao fim da educação, ainda há dificuldades em materiais de estudo, como a abordagem escolhida para o trabalho mais efetivo em áreas de conhecimento e ensino. Todas as assertivas estão corretas, I, II, III, IV, possuímos este tamanho impedimento na educação.
No Brasil, ainda não sabemos ensinar ciência
Para que possamos trabalhar ciências, precisamos de termos corretos para tal, Carl Sagan, escreve que, nos EUA, em meados dos anos 90, 95% da população americana era cientificamente analfabeta. É um dado alarmante para o Brasil, na medida em que grande parte da ciência brasileira deriva dos ensinamentos científicos dos EUA.
Em se tratando de ciência em níveis de educação de base, podemos entender a dificuldade de compreensão que faz com que a ciência pareça metafísica, visto que se tem a teoria, mas há dificuldade de realizar praticamente o que foi ensinado, por falta de recursos, seja da escola, do professor ou do aluno.
Quando não há faltas na formação inicial, tanto do professor quanto do aluno, ainda há não qualificação do professor em se tratando de carência na formação continuada, como a falta de fundamentação em teoria-método, além de trabalho crítico analítico.
Para lermos mais sobre alfabetização científica: https://brainly.com.br/tarefa/49845334
#SPJ4